O Dia do Ecumenismo é comemorado anualmente em 21 de outubro, no Brasil.
Esta data celebra o ato ecumênico que, de acordo com a definição eclesiástica do termo, consiste na busca da unificação entre as diferentes vertentes do cristianismo – católica, protestante e pentecostal.
O Ecumenismo também é reconhecido como um momento de confraternização e desejo de paz na humanidade, abrangendo todos os campos do conhecimento, com harmonia e respeito.
Atualmente, vários outros estados brasileiros também celebram o ato ecumênico no dia 21 de outubro, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.
Em outros estados brasileiros, como no Pará e no Amazonas, o Dia do Ecumenismo é celebrado em 23 de setembro.
Origem do Dia do Ecumenismo
O Dia do Ecumenismo começou a ser celebrado no Distrito Federal, como uma homenagem ao Templo da Boa Vontade, que foi fundado em 21 de outubro de 1989 por José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).
O Templo da Boa Vontade é tido como um símbolo do ecumenismo na capital brasileira, recebendo pessoas de todas as religiões e filosofias com total igualdade.
Essa data comemorativa pode ser mais uma oportunidade de as pessoas se posicionarem contra a intolerância religiosa, cujo dia é celebrado em 21 de janeiro como Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. (Fonte: https://www.calendarr.com/)