Cursos gratuitos de capacitação profissional em parceria com o Senai seguem com inscrições abertas até quinta-feira (14)
O Governo de Criciúma, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, prorrogou até quinta-feira (14) o prazo de inscrições para o programa Criciúma + Qualificação. A medida amplia as oportunidades para formação gratuita e capacitação profissional, visando a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
A secretária de Assistência Social, Dudi Sônego, destaca que a decisão busca garantir que mais pessoas tenham acesso à iniciativa. “As inscrições ainda estão abertas para que a população não perca essa chance de aprimoramento e capacitação profissional. O curso é totalmente gratuito e pode representar uma virada de chave na carreira ou o início de uma nova jornada”, afirma.
O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e oferece dois cursos: Manutenção Mecânica Industrial e Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, ambos com carga horária de 160 horas.
As aulas ocorrerão na Escola Móvel do Senai, que ficará estacionada no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera. São 100 vagas distribuídas entre os turnos vespertino e noturno, ainda com disponibilidade para o período da tarde nos dois cursos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Fabris, as capacitações foram definidas a partir das demandas identificadas nas empresas da região. “São duas formações estratégicas para atender o mercado, com alta expectativa de empregabilidade e salários estimados entre R$ 2 mil e R$ 3 mil”, ressalta.
Cronograma e inscrições
- Até 14 de agosto – Período prorrogado de inscrições (presencialmente na Central de Empregos, unidades do CRAS e na Secretaria de Assistência Social, das 8h às 17h).
- 15 de agosto – Seleção e divulgação da lista de selecionados no site: criciuma.sc.gov.br.
- 18 de agosto – Início das aulas.
Requisitos para participação
Para se inscrever, é necessário:
- Ter no mínimo 16 anos completos na data da inscrição;
- Ser alfabetizado;
- Residir em Criciúma, comprovando endereço;
- Apresentar documentação pessoal exigida e preencher os pré-requisitos específicos de cada curso.