Branding Imagem
Branding Imagem

NOSSOS COLUNISTAS

SGT ALEXANDRE DA ROSA

A influência de nossas ações na vida dos outros

 

Há tempos, temos notado que vem crescendo o número de ocorrências relacionadas a danos ambientais. São problemas que se originam no cotidiano familiar, mas que causam sérios problemas na vida de terceiros. Ou seja, queimam-se pneus e lixo de todo tipo. Árvores estão sendo cortadas sem a devida autorização do órgão competente, aqui em Criciúma, em específico a FAMCRI. 

 

 

 

São antigos hábitos, que ao que tudo indica, permanecem enraizados no cotidiano de muitas famílias. Você vê consequências nesses atos? Compactua dessas atitudes? Já se colocou no lugar do outro?

Bom, em relação às consequências, tire você, as suas próprias conclusões. De antemão, descrevo alguns resultados nada animadores! São reclamações vindas de moradores que participam da Rede de Vizinhos, confira:

- É a mãe que reclama das crianças que sofrem com bronquite asmática e/ou alergia;

- É a dona de casa que se indigna por ter que lavar as roupas novamente, haja vista que o cheiro de fumaça impregna nos tecidos;

- É a Polícia que é chamada para mediar o conflito entre vizinhos como também os Bombeiros que são acionados para apagar as tais queimadas, pois muitas vezes o fogo ameaça incendiar residências que estão próximas.

Não podemos esquecer que o aumento desse tipo de ocorrência também faz crescer os casos de animais peçonhentos invadindo residências. Olha aí os Bombeiros sendo acionados novamente!

 

 

Já imaginou você está no trabalho e, de repente, sua filha liga desesperada relatando que se deparou com uma cobra no quintal. Esse é o “vizinho querido” que põe fogo no terreno e o seu filho é agraciado com o risco de ser picado por uma cobra, aranha, ou até mesmo por um escorpião.

Você mantem a casa limpa, mas como num passe de mágica sapos, ratos e baratas passam a visitá-lo constantemente.  Acordas cedo, separa os condimentos, capricha no tempero e põe a galinha caipira no fogo. Todavia, o cheiro gostoso do seu alimento se confunde com o odor vindo da casa ao lado. 

Sim, é o vizinho que, estranhamente, tem o hábito de queimar lixo na sua churrasqueira! Lixo do banheiro SENDO QUEIMADO NA CHURRASQUEIRA? Sim, até isso ele faz!

E pensar que a turma do caminhão do lixo passa toda semana em nossa rua! Mas, você deve estar imaginando: quantos churrascos saboreamos juntos nessa bendita churrasqueira? Bah, e eu que pensava que o gostinho da carne estava atrelado a algum tempero especial.

Será que ele sabe que está cometendo um crime ambiental? E que poderá sofrer sanções com base no artigo 54 da Lei 9.605 de 1988, a qual fala dos crimes ambientais?

 

 

Alguém precisa alertá-lo que a pena prevista pode chegar a cinco anos de reclusão, mais multa caso o evento venha ser intencional.

Brincadeiras à parte, como foi alertado, o fogo pode causar danos à saúde das pessoas e dos animais. A borracha, o cobre e o plástico, possuem vários componentes químicos, os quais são altamente nocivos à nossa saúde. Segundo Danilo Costa, médico da Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo: “Uma substância altamente perigosa provocada pela queima de pneus é o benzeno. Há relação causal comprovada entre exposição ao benzeno e ocorrência de todos os tipos de leucemia”. 

Infertilidade, má formação fetal e problemas respiratórias são outros problemas que podem vir a surgir em decorrência dessa prática. Neste sentido, te convido a refletir. A saúde do seu vizinho é tão importante quanto a sua? Sabia que ele também é filho de Deus?

 

sargento alexandre da rosa

Branding Imagem