Projeto Prêmio Acic de Língua Portuguesa concorre na categoria Organização de Classe
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) está entre os finalistas do Prêmio ODS Santa Catarina 2025, com o Prêmio Acic de Língua Portuguesa. A divulgação oficial dos finalistas ocorreu nessa terça-feira, dia 5.
Nesta edição, 98 projetos foram inscritos em seis categorias: Empresa Pública ou Privada, Instituição de Ensino, Organização da Sociedade Civil, Organização de Classe, Pessoa Física e Poder Público. Ao todo, 18 projetos foram selecionados, e a Acic concorre na categoria Organização de Classe.
O Prêmio ODS SC reconhece iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, desenvolvidas por signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Os vencedores serão anunciados durante o Fórum Brasil ODS 2025, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Joinville.
Educação como pilar de desenvolvimento
Signatária do Movimento ODS, a Acic mantém ações integradas aos ODS, com foco especial no ODS 4 – Educação de Qualidade. Ao longo da última década, a entidade vem consolidando a educação como bandeira estratégica, promovendo iniciativas que fortalecem o conhecimento, a cidadania e o protagonismo juvenil.
Além do Prêmio Acic de Língua Portuguesa, a entidade realiza há nove anos o consolidado Prêmio Acic de Matemática, ampliando o impacto educacional em toda a região. Esse projeto e o Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental também já foram finalistas do Prêmio ODS SC em edições anteriores.
“Essa é uma conquista importante, pois demonstra que estamos no caminho certo. Ao reconhecer organizações com postura proativa e sustentável, a Acic incentiva que mais ações sejam desenvolvidas com foco na construção de uma sociedade melhor para todos. O Prêmio Acic de Língua Portuguesa é mais uma ação relevante da entidade em prol da melhoria da qualidade do ensino, promovendo a leitura, a escrita, a interpretação de textos e a valorização da educação como pilar do desenvolvimento regional”, destaca o presidente da Acic, Franke Hobold.
“Nos sentimos honrados com esse reconhecimento. O Prêmio ODS SC valoriza iniciativas que transformam a sociedade, e o Prêmio Acic de Língua Portuguesa é um exemplo claro disso: ao apostar na educação como agente de mudança, geramos impacto direto nos alunos, nas escolas e na comunidade”, ressalta a coordenadora do projeto, professora Marlene Pires.
O coordenador geral do Comitê ODS Criciúma, Abel Corrêa de Souza, também destaca a importância do reconhecimento.
“Temos a grata satisfação de receber a notícia de que, entre os 98 trabalhos inscritos no Prêmio, dois projetos da nossa região estão entre os finalistas. Na categoria Organização de Classe, temos o Prêmio Acic de Língua Portuguesa, e na categoria Instituição de Ensino, a Unesc, com o projeto ‘Empreendedorismo e Plano de Negócios’. Esse resultado é muito significativo e demonstra que nossas empresas e instituições estão comprometidas e atuando de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, considera.
Sobre o Prêmio de Língua Portuguesa
O Prêmio Acic de Língua Portuguesa tem como objetivo diagnosticar e incentivar o aprendizado da Língua Portuguesa entre os estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Criciúma. A proposta foca no desenvolvimento da leitura, escrita, interpretação de textos e na valorização da educação como vetor de desenvolvimento regional.
Em sua primeira edição, realizada em 2024, o prêmio mobilizou cerca de 1,6 mil alunos de 29 escolas da rede municipal de Criciúma, em duas fases: uma prova objetiva nas escolas e uma prova discursiva na sede da Acic.
Neste ano, o projeto cresceu e reúne mais de 3,2 mil estudantes de 30 escolas municipais. A iniciativa também promoveu formações específicas para professores, gerando impacto direto nas práticas pedagógicas, além de fortalecer o engajamento da comunidade escolar e das famílias.