A equipe do Serviço do Idoso da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) participou de uma formação nesta quinta-feira (7) com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a Rede Catarina de Proteção à Mulher. O treinamento, conduzido pelo sargento Peterson de Souza Silva e pela cabo Martina Silvestre de Brida Gregório, da Polícia Militar, busca capacitar os profissionais a identificar e auxiliar mulheres em situação de violência.
O evento contou com a presença de importantes figuras da Afasc, incluindo a primeira-dama e presidente de honra, Gisele Bolan, e a diretora executiva, Ângela Maria de Souza Fontanela.
De acordo com Gisele, o encontro foi fundamental para conscientizar os colaboradores sobre o funcionamento da Rede Catarina. “Durante a capacitação, os colaboradores puderam entender os sinais de violência e saber como identificar casos que precisam de apoio. Ao conhecer mais sobre esse programa da Polícia Militar, monitoras e facilitadores do Serviço do Idoso podem ajudar a fortalecer a rede de proteção à mulher, colaborando para um ambiente mais seguro e acolhedor,” afirmou.
Os coordenadores Adrian Miguel, do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), e Alfredo Kaique, dos Grupos de Idosos, ressaltaram a importância da parceria com a Polícia Militar. “Lidamos diariamente com um número expressivo de mulheres, por isso, é necessário que todos os nossos profissionais estejam aptos a lidar com essas situações e saibam como atendê-las. Queremos ao lado da polícia fortalecer esse trabalho que já existe em nosso município,” destacaram.
A iniciativa visa garantir que a equipe da Afasc esteja preparada para oferecer suporte e encaminhamento adequado às mulheres idosas que possam estar em risco, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar da comunidade.