
Evento em comemoração às três décadas da Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma foi realizado na noite dessa quarta-feira, 22, na sede da Acic.
Uma trajetória marcada por conexões, aprendizado e espírito empreendedor foi celebrada na noite dessa quarta-feira, 22, durante o evento que marcou os 30 anos da Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma (AJE), núcleo da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Realizada na sede da entidade empresarial, a comemoração reuniu empresários, lideranças e convidados em uma noite de reconhecimento, inspiração e celebração da força do associativismo.
A programação contou com palestra, cases de sucesso e um jantar especial, proporcionando um ambiente de trocas e networking entre diferentes gerações de empreendedores, reforçando o papel da AJE como um dos núcleos empresariais mais tradicionais e atuantes da Associação Empresarial de Criciúma.

Durante o evento, o presidente da Acic, Franke Hobold, destacou a importância da data e o legado deixado por todos que contribuíram para a consolidação da AJE.
“Celebrar 30 anos da AJE é reconhecer uma trajetória que inspira e renova a Acic. A AJE é o DNA jovem da nossa entidade. Cada gestão deixou sua marca e ajudou a fortalecer o espírito associativista que move o nosso ecossistema empresarial”, afirma Hobold.
Homenagem aos ex-presidentes
O momento também foi de reconhecimento aos ex-presidentes da AJE, que ao longo de três décadas ajudaram a construir uma história de protagonismo e inovação. Durante a solenidade, eles foram homenageados pela contribuição ao fortalecimento do núcleo.

“Todos nós sabemos o quanto é desafiador conciliar empresa, vida pessoal e ainda dedicar horas para o associativismo. Mas é justamente esse tempo — o tempo que poderíamos guardar para nós e escolhemos investir no coletivo — que constrói o que a AJE representa hoje”, ressalta a presidente da AJE, Débora Sant’Ana.
“Hoje, somos mais de 150 associados, formando um dos maiores núcleos jovens do Estado de Santa Catarina. E o mais bonito é ver como o perfil da AJE evoluiu junto com o mundo: aqui convivem prestadores de serviço, criadores, profissionais liberais, empreendedores digitais e herdeiros de negócios familiares. Gente de todos os tipos — com histórias diferentes, mas com um propósito em comum: fazer o empreendedorismo transformar a realidade da nossa cidade”, enaltece.

“E olhando para essa plateia — para os ex-presidentes, as autoridades, os empreendedores que fazem essa cidade pulsar — eu vejo que a AJE é mais do que uma associação. Ela é uma ponte: entre o que sonhamos e o que construímos. Entre quem fomos e quem ainda seremos. Que os próximos 30 anos sejam tão fortes quanto os primeiros — e que continuemos sendo a geração que acredita, ousa e faz”, conclui Débora.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Thiago Fabris, também salienta a relevância da AJE e da Acic para o desenvolvimento local.
“A AJE é uma instituição que contribui diretamente com o crescimento econômico e com a formação de jovens empreendedores em Criciúma. Assim como a Acic, desempenha um papel essencial, pois representa a força que movimenta a economia da cidade. Sabemos que empreender no Brasil não é fácil — são muitos os desafios — mas vocês seguem se mostrando resilientes e determinados”, considera Fabris.
Conteúdo e celebração
A noite de comemoração contou ainda com um bate-papo inspirador entre Douglas Conrad (co-founder da Opens Tecnologia e mentor do G4 Educação) e Aldo Garcia (CEO da Betha Sistemas) e com a palestra de Raphael Falcão, especialista em marketing digital para micro e pequenas empresas, encerrando com um jantar assinado pelo chef Felipe Kindermann.
“Que venham os próximos 30 anos de movimento, conexões e protagonismo.A AJE é e continuará sendo um símbolo de inspiração dentro da Acic”, completa Hobold.


