Branding Imagem

GERAL

Aprenda a fabricar armadilha artesanal para capturar insetos

Combater insetos que prejudicam hortas, pomares e lavouras sem usar agrotóxicos pode ser mais simples do que se imagina. A pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri de Caçador (EECd), desenvolveu armadilhas artesanais de baixo custo que podem ser facilmente fabricadas em casa.

O segredo para atrair os insetos está na cor. “As armadilhas de cor azul capturam os tripes, que são insetos vetores que transmitem e disseminam viroses em várias culturas, como morangueiro, tomateiro e cebola. As de cor amarela são utilizadas para capturar vaquinha (besouros), cigarrinha, pulgão, mosca-branca, mosca-minadora e psilídeos, que atacam plantas de importância agrícola”, explica Janaína. Esses insetos estão presentes em todas as regiões do País e em vários cultivos.

O estudo da pesquisadora resultou em adaptações de armadilhas adesivas coloridas disponíveis no mercado pelo valor de R$2,50 a unidade. Os modelos da Epagri, confeccionados com papel cartão e garrafa PET, usam uma cola artesanal e custam aproximadamente R$0,40 a unidade. A recomendação é pendurar o maior número possível de armadilhas nas bordaduras do cultivo.

A tecnologia pode ser usada para controlar os insetos de forma mais sustentável tanto em áreas agrícolas quanto em áreas urbanas, como pequenas hortas, estufas, pomares caseiros e no interior de residências. “Na agricultura, o uso das armadilhas propicia a diminuição das populações de insetos-praga, aliada à redução no uso excessivo, indiscriminado e exclusivo de agrotóxicos para o controle de pragas”, ressalta Janaína. (Confira as receitas no site da revista Agropecuária Catarinense/ fonte: https://www.epagri.sc.gov.br/)