
A valorização das raízes e da história dos imigrantes que formaram Criciúma será destaque no próximo domingo (23), a partir das 9h, durante a IX Festa Dell’Immigrazione, no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. O evento integra a agenda oficial de homenagens aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município e retorna após articulação iniciada ainda em março deste ano.
A festa é realizada pelo Circolo Bergamasco Di Rio Maia, com apoio da Prefeitura de Criciúma e da Fundação Cultural. A retomada da celebração tornou-se possível após a destinação de uma emenda de R$ 100 mil, viabilizada por meio do trabalho do vereador Neto Uggioni (PSDB) junto ao deputado estadual Rodrigo Minotto.

Um dos momentos mais aguardados será a chegada do trem Maria Fumaça, com 250 pessoas vestidas como os primeiros imigrantes italianos que desembarcaram na região em 1891, revivendo o trajeto e a história das famílias que deram origem ao Rio Maina. O grupo chegará ao parque acompanhado de música e, na sequência, seguirá até o palco principal para o tradicional tombo da polenta e uma série de apresentações culturais e artísticas.
Para o vereador Neto Uggioni, que participou diretamente da articulação para realização do evento, a nona edição tem um significado especial. “Quando fui diretor do Parque dos Imigrantes, em 2019, realizamos a oitava Festa Dell’Immigrazione, pouco antes da pandemia. Agora, como vereador e único representante do distrito do Rio Maina na Câmara, estamos organizando a nona edição justamente no ano do centenário de Criciúma. Apresentei a ideia ao prefeito Vagner Espindola, que acolheu muito bem e incluiu o evento na agenda oficial. Desde então, a Fundação Cultural tem sido uma grande parceira, e buscamos o apoio dos deputados. O deputado Rodrigo Minotto foi muito solícito e destinou uma emenda de R$ 100 mil.”
O parlamentar destaca ainda a importância simbólica do trem histórico. “Teremos novamente o passeio da Maria Fumaça, que simboliza nossas origens e marca o início de tudo. Eu mesmo faço parte da família Uggioni e estarei representando nossa história, assim como diversas outras famílias. Será um momento histórico, um dia de diversão, cultura e orgulho das nossas tradições.”
Resgate histórico e emoção
O presidente do Circolo Bergamasco Di Rio Maia, Jucemar Rampinelli, reforça que a festa representa a memória viva da imigração na região. “A IX Festa Dell’Immigrazione marca a retomada de uma tradição iniciada em 2005. Não fizemos em 2021 por causa da pandemia e, em 2023, não conseguimos realizar. Agora voltamos, com o apoio da Prefeitura, fundamental para que a festa aconteça. A chegada da Maria Fumaça com 250 pessoas trajadas como os imigrantes de 1891 será emocionante. Muitos ouviram suas famílias contarem como foi a chegada. Agora, além de ouvir, vão vivenciar essa história.”

Rampinelli ressalta que o evento se consolidou como um espaço de celebração das origens. “Para nós, representa o resgate da cultura e das tradições dos nossos antepassados. Será uma festa muito bonita, com música, apresentações culturais e o famoso tombo da polenta.”
Programação
9h. - Partida da Maria Fumaça da estação do Pinheirinho
9h30. - Chegada da Maria Fumaça no Parque dos Imigrantes
10h20 - Caminhada "Mérica Mérica" até o palco principal
10h30 - Abertura oficial - banda do exército
11h. - Quarteto D'Itália
12h. - Tombo da Polenta
12h15 - Sandro e Felipe
13h15 - Grupo Folclórico Valsugana
14h15 - Homenagem escritores distrito de Rio Maina
15h. - Grupo Folclórico de Nova Veneza
14h30. - Isabeli Moro
15h10 - Grupo de Dança Italiana Escola Hercílio Amante
15h30 - Chorinho Carvoeiro
16h30 - Roba da Ciodi
18h - Encerramento.


