Branding Imagem

SAÚDE

ASCADIM, você precisa conhecer.

ASCADIM – Associação Sul Catarinense de Familiares, Amigos e Portadores de Distrofias Musculares Progressivas – Fundada em 02 de julho de 2005, declarada de Utilidade Pública pelo prefeito Municipal de Criciúma em 18 de setembro de 2006.

Tem por objetivo educar, assistir, promover e incentivar pesquisas e estudos sobre a pessoa portadora de D.M.P e sobre essa classe de doenças, bem como desenvolver em favor dos portadores e das pesquisas científicas, programas de amparo, ajuda, adaptação, realização e interação social, atendendo a toda a região sul catarinense.

Surgiu do desespero e da necessidade das famílias, que após diagnosticada a doença, se viram sem um norte e buscavam informações e respostas. Nos encontramos na clínica de fisioterapia da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense). A partir daí aprendemos que só conseguiríamos o nosso espaço se uníssemos nossas vozes, nossa força e nossos apelos.

Nossos pacientes, adultos e crianças, são cadeirantes ou com dificuldade de locomoção, fazem uso de órteses e já tem os movimentos dos braços e mãos bastante limitados. A maioria são muito carentes e só através da ASCADIM conseguem fisioterapia (que é o principal tratamento) com fisioterapeuta especializado.

Nossos recursos provém de doações e eventos promovidos pela Associação, mas não são suficientes para suprir todas as necessidades. As doenças neuromusculares são as seguintes: Distrofia Muscular de Duchene, Distrofia Muscular de Cinturas, Distrofia Muscular de Steinert, Atrofia Muscular Espinhal e Charcot Marie Tooth.

Com o objetivo de dar informações aos familiares, acadêmicos da área da saúde e médicos da região, realizamos no dia 01 de dezembro de 2007 em parceria com a UNESC o I Simpósio de Distrofias Musculares Progressivas com a Dra. Ana Lúcia Langer Médica do Instituto Genoma Humano – USP/SP, especialista em Distrofias Musculares Progressivas.

Atualmente temos uma sede própria ao lado da Policlínica do Rio Maina, porém todo o tratamento dos pacientes e a manutenção da instituição é realizado com dinheiro de doações.