Recente conquista da humanidade, o envelhecimento populacional merece atenção e preocupação para que seja garantida a qualidade de vida às pessoas idosas. Pensando nisso, os profissionais do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Criciúma iniciaram a implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa no município com os grupos de sensibilização. Uma reunião com os gestores da Atenção Primária foi realizada durante a tarde desta quarta-feira (11).
Dentro do Núcleo de Educação Permanente foi criado um Grupo de Trabalho sobre Idosos (GTI) voltado para a implantação da caderneta. Os profissionais da Atenção Primária vão ter capacitações. “Muitos idosos precisam por avaliação e acompanhamento multiprofissional e esses profissionais precisam entender como funciona a caderneta do idoso para facilitar e estimular o autocuidado. Ali tem muitas informações importantes. Como por exemplo, um farmacêutico vai avaliar, preencher a caderneta com os medicamentos usados por aquele idoso e vai fazer o acompanhamento junto aos médicos e especialistas”, ressaltou a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Queli Seifert.
Além de ajudar na organização do trabalho das equipes de saúde, a caderneta identifica as principais vulnerabilidades e oferece orientações sobre autocuidado. Os idosos também podem consultar informações sobre o acesso de medicamentos no SUS, alimentação saudável, prevenção de quedas e diretos da pessoa idosa, entre outros temas. De acordo com a legislação brasileira (Lei 10.741), é considerado idoso qualquer indivíduo com idade igual ou superior a 60 anos. Todos os direitos, oportunidades, facilidades e preservação da saúde dessas pessoas são assegurados pelo Estatuto do Idoso desde 2003.