Branding Imagem
Branding Imagem

GERAL

POLÍTICA

VARIEDADES

Câmara de Criciúma aprova denominação da Passarela Professora Solange Scotti, no distrito do Rio Maina

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (14), o Projeto de Lei (PL) nº 80/2025, de autoria do vereador Neto Uggioni (PSDB), que denomina oficialmente como Passarela Professora Solange Scotti o equipamento público construído sobre a linha férrea da Ferrovia Tereza Cristina. A estrutura está localizada nas proximidades da Fazenda Solar Nikola Tesla e interliga o Parque dos Imigrantes à Rua Dionysio Steiner, no Distrito do Rio Maina.

De acordo com o vereador autor da proposta, a homenagem resgata e eterniza a memória de uma personalidade marcante para o distrito e para Criciúma. “No ano passado, foi inaugurada a Passarela dos Imigrantes, ainda na gestão do ex-prefeito Clésio Salvaro. Desde aquela época, manifestei a vontade de homenagear alguém que tivesse uma história significativa com o Rio Maina. Foram muitos os nomes merecedores, mas optamos pela professora Solange Scotti por tudo o que ela representou”, explicou Uggioni.

A professora Solange Scotti teve forte atuação nas áreas da educação e da cultura. Foi professora e diretora da Escola Padre Miguel Giacca, onde deixou um legado importante para diversas gerações de estudantes. Também foi uma das idealizadoras e responsáveis pela fundação do Circolo Bergamasco di Rio Maina, responsável pelo Café Bergamasco.

Nos últimos anos de sua vida, Solange intensificou sua dedicação à cultura, tendo ocupado o cargo de diretora da Fundação Cultural de Criciúma até o seu falecimento, em 31 de julho de 2017. “A professora Solange teve uma trajetória muito significativa, tanto para o município quanto, especialmente, para o distrito do Rio Maina. Ela deixou um legado na cultura e na educação da cidade”, destacou o vereador.

O parlamentar também informou que já conversou com o atual prefeito, Vagner Espindola, o Vaguinho, que demonstrou apoio à proposta e deve sancionar o projeto nos próximos dias. A partir disso, a estrutura passará a se chamar oficialmente Passarela Professora Solange Scotti.

Como forma de marcar a homenagem, no próximo dia 31 de julho, data em que se completam oito anos do falecimento da educadora, será realizado um ato simbólico no local da passarela. “Já existe uma pedra no local onde será fixada uma placa em memória da professora. Os familiares estarão presentes nesse momento especial, e depois faremos uma confraternização no Parque dos Imigrantes para celebrar o legado de uma pessoa tão querida e reconhecida pela comunidade do Rio Maina”, concluiu Uggioni.

passarela

Solange Scott

vereador Neto Uggioni

Branding Imagem