A Casa Legislativa criciumense realizou, na noite desta quinta-feira (7), uma sessão especial em homenagem aos 65 anos da Associação Beneficente Abadeus. A solenidade ocorreu no auditório principal da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e foi proposta pelo vereador Aldinei Potelecki, com aprovação unânime dos parlamentares.
O evento contou com a presença dos vereadores do legislativo, além de autoridades convidadas como o prefeito Vagner Espíndola, representantes da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados, da Unesc, da Acic entre outros. A mesa de honra teve como destaque o presidente da Abadeus, Gerço Gomes, e a diretora-executiva da instituição, Shirlei Monteiro.
Durante a solenidade, os presentes relembraram a trajetória da entidade, fundada em 1º de abril de 1960 por membros da Igreja Assembleia de Deus, com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde então, a Abadeus vem se reinventando e expandindo seu impacto, com iniciativas que vão da distribuição de cestas básicas à implantação do primeiro Centro de Inovação Social de Santa Catarina, reconhecido como modelo único no Brasil.
Em 65 anos de atuação, a instituição já beneficiou mais de 320 mil pessoas em Criciúma e região, com programas voltados à educação infantil, acolhimento institucional, qualificação profissional, empreendedorismo, inclusão produtiva, tecnologia e cultura. A atuação da Abadeus também ultrapassou as fronteiras de Santa Catarina, alcançando o Estado do Piauí e até o Peru.
“Essa homenagem é o reconhecimento público a uma história construída com propósito, parcerias e amor ao próximo”, destacou o vereador Aldinei Potelecki. Ao final da cerimônia, a Câmara entregou uma placa comemorativa aos representantes da instituição e promoveu homenagens individuais a pessoas que marcaram a trajetória da entidade, como o presidente Gerço Gomes, a colaboradora Terezinha de Oliveira, o empresário Zefiro Giassi (in memoriam) e o representante da Acic, Gilberto Hobold.
A cerimônia também foi marcada por apresentações culturais, como o flash mob de um violinista, além de momentos de oração e falas de autoridades.