Na última sexta-feira (25), o Presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, o Gerente da Divisão Técnico e Gestão de Ativos do Núcleo Sul (NUSUL), Zulnei Casagrande e equipe, acompanharam o andamento das obras de iluminação da Rodovia Aristides Bolan (Via Rápida), de Criciúma, com a presença de autoridades locais.
As obras de construção da rede subterrânea de energia para iluminação da SC entre a BR-101 e Criciúma, passando por Içara, iniciaram no dia 1° de fevereiro, com a marcação de todos os postes a serem implantados ao longo na via. Conforme calendário, o prazo para conclusão da obra é de cerca de seis meses.
As etapas da realização do projeto envolvem aquisição de materiais pela empresa executora, a implantação dos postes de iluminação ao longo na via, a fiscalização da rede implantada e a energização da mesma. O projeto prevê a instalação de luminárias de LED ao longo dos 12,7 quilômetros do trajeto. O empreendimento será custeado por convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, com recursos oriundos do ICMS, sem contrapartida dos municípios.
"Essa é uma reivindicação antiga da população. Desde que assumimos, em 2019, já começamos a trabalhar no projeto. A obra sofreu atrasos devido à pandemia, mas agora vamos conseguir concluí-la. A via oferecerá mais segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pela rodovia que atende toda a região carbonífera de Santa Catarina", diz o presidente da Celesc. Ele esclarece que o pagamento do custo da energia será um valor baixo para cada fatura, via Cosip, debitado diretamente da conta dos consumidores da região de Criciúma e Içara. A manutenção da iluminação caberá aos municípios.