Equipes voluntárias estarão no sábado(7) durante todo o dia nos supermercados da cidade para angariar alimentos não perecíveis
A solidariedade vai tomar conta de Criciúma neste sábado e domingo (07 e 08 de junho). A Fundação Cultural de Criciúma, em parceria com supermercados da cidade, realiza mais uma grande campanha de arrecadação de alimentos, que beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade no município.
Ao todo, 13 supermercados aderiram a ação, que ocorre neste sábado das 08h às 21h30, em pontos estratégicos da cidade. No domingo, os alimentos arrecadados serão entregues às instituições cadastradas.
A campanha, mais conhecida como “mercado solidário”, trata-se de uma ação social que visa arrecadar alimentos e mantimentos para instituições de apoio do município. Durante este ano, a atividade está sendo realizada em alusão ao Centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma, visando arrecadar 100 toneladas de alimentos até o dia 04 de Novembro.
O prefeito Vagner Espindola, reforça a importância da participação da comunidade. “Essa é uma oportunidade de mostrarmos, mais uma vez, a força da solidariedade da nossa Criciúma. Cada quilo doado faz diferença. Contamos com o engajamento da comunidade que está sempre disposta a ajudar”.
Durante todo o sábado as equipes de voluntários estarão posicionadas nas entradas dos supermercados para receber as doações. Ao longo do dia, os motoristas da organização recolherão os alimentos arrecadados e encaminharão até o centro de triagem. No local, tudo é conferido, pesado e contabilizado de acordo com cada mercado.
“A triagem é essencial para garantir que todos os alimentos sejam organizados e distribuídos de forma justa. Nosso sistema calcula, baseado no número de assistidos, quantos quilos de cada item serão destinados para cada instituição. Isso nos permite uma divisão correta e eficiente das doações”, explica a coordenadora da ação, Lara Mateus.
No domingo (8), todo o material arrecadado será entregue às instituições assistenciais do município, que fazem um trabalho essencial em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.
“É muito gratificante ver a união dos mercados, voluntários e população em uma causa tão importante. Até o momento já foram arrecadadas cerca de 50 toneladas”, conta Andreza Dagostim, colaboradora do projeto por intermédio da Fundação Cultural de Criciúma.
Os mercados participantes são:
Angeloni: Avenida Centenário e Centro
Bistek: Avenida Centenário e Centro
Combo Atacadista: Centro
Giassi: Avenida Centenário e Santa Bárbara
Manentti: Próspera, Rio Maina e Santa Luzia
Moniari: Rio Maina
MM Rosso: Quarta Linha
Rossão Atacadista: São Defende