O quão significativo é vestir a camisa de uma instituição? Na Unesc este simples gesto evidenciou, nesta quarta-feira (18/12), o amor, a união e a dedicação de quem diariamente faz desta uma Universidade de excelência. Agora, mais do que nunca, o orgulho de toda uma marca foi estampado no peito: o conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação).
Para comemorar a conquista, os colaboradores da Unesc foram acolhidos no hall da Reitoria em uma grande festa. “Sonhamos muito com o dia de hoje, quando podemos reafirmar nossa excelência em seu conceito mais alto. O que vivemos hoje, que ficará marcado na história, foi construído ao longo de 51 anos. Nossa palavra é obrigado, pois esta conquista é minha, é do Daniel, é de toda a gestão e é de todos vocês”, agradeceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
A nota cinco, concedida à Instituição que atinge excelência em 50 indicadores, foi divulgada pelo órgão federal no início desta semana. Três avaliadores estiveram na Unesc durante três dias, coletando informações referentes à gestão institucional, gestão acadêmica, infraestrutura, tecnologia, acessibilidade, práticas exitosas e inovadora e ensino. “A nossa Universidade é muito mais do que se pode avaliar. A nota cinco está presente em cada sorriso, em cada acolhida e em cada história vivida nestes corredores. Tenho a certeza de que em 2020 a inovação, o conhecimento e a humanidade se fará ainda mais presente por aqui”, afirmou Luciane.
A pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, acompanhou de perto a avaliação e destacou a certeza que a equipe depositou neste resultado. “O fato fundamental foi sempre acreditar. Nosso papel foi apenas organizar, para evidenciar o que é verdadeiramente feito aqui no dia a dia de nossa Instituição”, frisou.
Para o vice-reitor, Daniel Preve, a importância do conceito máximo vai além de fortalecer a marca institucional, ela reflete em possibilidades para atuar de forma mais consistente no ensino, na pesquisa e na extensão, os três pilares da Universidade. “É a garantia de um futuro grandioso. A conquista comemorada hoje é fruto da dedicação de todos aqui presentes e tantos outros, um orgulho para todos nós”, afirmou.
O estudante do curso de Direito Nícolas Crispim também participou da comemoração e reafirmou como certa a avaliação do MEC. “Sabemos que toda a dedicação e cada conquista refletem na qualidade de ensino que nos é ofertado. Temos orgulho de poder fazer parte deste momento tão alegre e reafirmar que estamos em uma Universidade de excelência”, ressaltou.
Durante a comemoração, dois importantes personagens foram chamados à frente do público e receberam destaque: o professor e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato, e o assessor institucional e ex-reitor, Edson Rodrigues.
Também estiveram à frente o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.
O cenário nacional identificado também por meio de avaliação mostra os diferenciais da Unesc, já que apenas 2% das instituições de ensino superior receberam nota máxima. Na visita à Universidade, os avaliadores conheceram a instituição, avaliaram os documentos institucionais, entrevistaram estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade para chegar ao resultado divulgado nesta terça-feira. (Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, Fotos: Leonardo Ferreira; fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing)