O Bairro da Juventude reconheceu na noite desta sexta-feira, dia 26, os vencedores do Prêmio Ana Zugno de Práticas Transformadoras. A iniciativa interna visou reconhecer e valorizar os profissionais que se destacam por promover ações positivas e impactantes em seus setores de atuação dentro da instituição.
As categorias premiadas foram: metodologias ativas, socioemocionais, sustentabilidade e inovação e tecnologia. O prêmio leva o nome de ex-orientadora pedagógica do Bairro, Ana Lúcia Ioppi Zugno (in memoriam).
Quem foi Ana Zugno: Ana era gaúcha, nascida em Caxias do Sul em 1952. Em Criciúma constituiu família e iniciou sua trajetória na educação, sendo graduada em letras e também em psicologia. Ana era muito estudiosa e ao chegar no Bairro da Juventude como orientadora pedagógica percebeu a necessidade de dedicação para a alfabetização das crianças e adolescentes. Se empenhou em desenvolver ações, projetos e atividades relacionadas à alfabetização, dentre elas a publicação de livros escritos pelas crianças e adolescentes e um projeto de apadrinhamento com pessoas amigas para alfabetização das crianças que necessitavam de ajuda. A Ana Zugno passou pelo Bairro da Juventude e deixou sua marca. Ana faleceu em 2020 de um câncer que acometeu, mas deixou seu ativismo pela causa da infância promovendo práticas inovadoras responsáveis.
Confira os vencedores de cada categoria:
Categoria Inovação e Tecnologia:
Xadrez 3D – Modelagem, Animação e Interatividade - Autor: Thiago Fernandes Felipe
Categoria Metodologias Ativas:
Brincar, Descobrir e Aprender - Autoras: Jaqueline de Oliveira, Kátia Garcia Novakoski e Michele Pacheco Fernandes
Nos Trilhos Da Imaginação - Autoras: Arleti Medeiros Nandi Joaquim e Micaela França de Oliveira
Categoria Socioemocionais:
Protege & Cuida - Autor: Rafael Tavares Colombo
Categoria Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia:
Transporte Com Propósito: Do Caminho a Confiança - Autores: Elisandro Sebastião Mateus, Everton Demetrio Uggioni e Fabiana Bardini Pereira
Horta Sustentável - Autor: Anderson Bialeski