Novas mesas diretoras são do Conselho Municipal de Saneamento Básico e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Mais dois conselhos municipais de Criciúma definem mesas diretoras. Desta vez, foram os Conselhos Municipais de Saneamento Básico (Consab) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Codec). As eleições ocorreram durante reunião, no Paço Municipal Marcos Rovaris, na última quarta-feira (15).
O novo presidente do Consab é Laurecir da Rosa Serafim e a vice-presidente é a Viviane dos Santos da Rosa. No Codec, a presidência ficou com a Rindalta das Graças de Oliveira, e a vice-presidência é de Úrsula Silveira Domingos e o secretário, Gilmar Severo.
Próximos passos do Consab
“A gente está se inteirando de toda pasta e todos projetos em andamento. A nossa prioridade é tratar esses assuntos com objetividade, resolver os problemas e analisar bem os projetos para trazer benefícios para a comunidade do município de Criciúma”, comenta Serafim. Ele ainda ressalta que haverá uma reunião com conselheiros para discutir as demandas mais urgentes.
Expectativa para o Codec
Segundo a presidente, Rindalta das Graças, o conselho já realizou um breve levantamento para atender as demandas e conseguir participar das pautas municipais. “Na reunião, criamos uma comissão para receber denúncias pela falta de acessibilidade, analisaremos a possibilidade de trabalhar em conjunto com a Ouvidoria Municipal para direcionar as pessoas com deficiências para o Codec, com intuito de resolver com mais rapidez e eficiência’’, destaca.
Sobre o Consab e o Codec
O Consab tem como objetivo respeitar as competências da União do Estado, melhorar a qualidade de sanidade pública e manter o Meio Ambiente equilibrado buscando o desenvolvimento sustentável. Fornecendo diretrizes ao poder público e a coletividade para a defesa, conservação e recuperação da qualidade e salubridade ambiental.
O Codec tem por finalidade promover políticas públicas que assegurem à Pessoa com Deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, dentre outros que, decorrentes da Constituição e das Leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.