Cidade alcançou quase 10 mil registros no primeiro semestre de 2025 e se consolida como referência no apoio ao empreendedorismo
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, alcançou um marco expressivo no incentivo ao empreendedorismo. A Casa do Empreendedor do município foi reconhecida pelo Sebrae/SC como a unidade com maior número de atendimentos realizados em Santa Catarina no primeiro semestre de 2025. No período, foram registrados 9.756 atendimentos, superando cidades de maior porte e consolidando Criciúma como referência estadual no fomento a pequenos negócios e formalização de empreendedores.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destaca que o resultado representa o esforço coletivo da gestão em apoiar e estimular o empreendedorismo local. “Esse reconhecimento mostra que Criciúma se tornou referência em acolhimento, agilidade e incentivo ao empreendedor. Estamos garantindo serviços acessíveis, qualificados e que fortalecem a geração de emprego e renda no município”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, afirma que “os números comprovam a efetividade das nossas políticas públicas de apoio ao empreendedorismo. Em Criciúma, conseguimos não apenas atender com qualidade, mas também superar em mais do que o dobro a soma dos atendimentos das cidades que ficaram em segundo e terceiro lugar. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, com ações que de fato respondem às necessidades dos empreendedores”.
Nas cidades acima de 100 mil habitantes, o total de atendimentos foi de 24.112, no primeiro semestre deste ano, sendo que Criciúma atingiu 39,7% desse total. De acordo com o diretor de Empreendedorismo do município, Marlon Araújo, o diferencial da unidade está no atendimento qualificado e no suporte contínuo oferecido aos empreendedores.
“Além de todos os serviços de abertura de empresas, orientações e formalizações, investimos em capacitações nas áreas de atendimento, marketing, comunicação e gestão financeira. Esse conjunto de ações fortalece o perfil do empreendedor criciumense e garante resultados tão expressivos”, explica Araújo.