No período de seis meses, cerca de 4,4 mil negócios foram abertos na cidade
A cidade de Criciúma registrou a abertura de 4.409 novas empresas no primeiro semestre de 2025. O número expressivo posiciona o município entre os principais polos de empreendedorismo de Santa Catarina. Os dados confirmam a consolidação de um ambiente favorável para quem deseja empreender, reflexo de uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, comemorou os números positivos registrados no primeiro semestre e afirmou que os dados refletem não apenas a gestão pública comprometida com a desburocratização dos processos, mas, também, o espírito empreendedor de quem escolheu o município para viver e trabalhar.
“Criciúma é uma terra fértil para empreender e prosperar. Os números são evidência de que a cidade está no caminho certo, promovendo desenvolvimento econômico e gerando emprego e renda para a população. A atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem sido decisiva nesse processo, promovendo políticas públicas eficientes e criando as condições necessárias para que os empreendedores encontrem aqui um ambiente seguro, acolhedor e com potencial de crescimento por meio da desburocratização dos processos de abertura de novas empresas”, declarou o gestor.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, os números registrados nesses primeiros seis meses representam uma macrotendência mundial direcionada a flexibilidade do mercado de trabalho e ao estímulo ao empreendedorismo.
“Estamos muito satisfeitos com esse resultado. Segundo projeções, até 2027, boa parte dos empregados formais realizará algum tipo de trabalho avulso, o que mostra uma crescente flexibilização das relações de trabalho. Além disso, estima-se que 70% das pessoas no mundo atuarão em regime remoto ou híbrido pelo menos cinco dias ao mês já em 2025. Esse movimento representa uma mudança no perfil do trabalhador e aponta novas oportunidades para a economia local e para a arrecadação do município”, pontuou.
Segundo Fabris, mesmo com o fechamento de empresas no mesmo período, o saldo ainda foi positivo, com 2.213 novos negócios em funcionamento no município. Com tudo isso, o aumento da arrecadação municipal também é beneficiado, especialmente devido ao crescimento de empresas prestadoras de serviços, as quais contribuem com o Imposto Sobre Serviços (ISS), ampliando os recursos para investimentos em saúde, educação, infraestrutura e bem-estar social.
“Esse desempenho comprova a força dos nossos empreendedores e o dinamismo da economia local. A cidade tem se destacado pelo crescimento consistente e pela capacidade de atrair e manter negócios ativos”, declarou o secretário.
A força dos microempreendedores
Um dos destaques do perfil empresarial de Criciúma é a quantidade significativa de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos na cidade. Ainda de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, dos 36.354 CNPJs registrados no município, 18.050 são de MEIs, representando quase 50% do total. “O número de MEIs ativos demonstra a força e o dinamismo da nossa economia. São milhares de pessoas que decidiram empreender por conta própria, contribuindo diretamente para a geração de renda e empregos no município”, destacou Fabris.
Segundo ele, esse volume expressivo de microempreendedores evidencia a gestão de continuidade em políticas públicas voltadas à formalização de pequenos negócios, à capacitação e ao suporte técnico, especialmente por meio da Casa do Empreendedor, que atua como ponte entre o Governo Municipal e os empreendedores.
“A base da economia criciumense é formada, em grande parte, por esses pequenos negócios, que refletem a coragem e o espírito empreendedor da nossa população. Valorizar e apoiar esses profissionais é fortalecer o desenvolvimento econômico do município como um todo”, concluiu.
Diversidade econômica
A diversidade nas atividades econômicas é um dos principais destaques do saldo positivo de novas empresas abertas em Criciúma. Das 4.409 empresas formalizadas, os dados demonstram uma ampla variedade de setores com crescimento expressivo, o que reforça a vocação empreendedora da cidade e a eficácia das políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento.
O segmento com maior número de novas inscrições foi o de promoção de vendas, com 271 novos CNPJs. Em seguida, destaca-se a área de preparação de documentos e serviços especializados, com 181 novas empresas. Os setores ligados à beleza e bem-estar, como cabeleireiros, manicures e pedicures, também apresentaram crescimento significativo, totalizando 155 novos registros.
Outro ramo com forte presença nas novas aberturas foi o de transporte rodoviário de cargas, que somou 131 novos CNPJs no período. “Esse panorama mostra o quanto a economia de Criciúma é diversificada e vem se fortalecendo em várias frentes, apoiada por políticas públicas eficazes e por um ambiente de negócios cada vez mais seguro e atrativo para investidores e empreendedores”, destacou Fabris.
O secretário também atribui o bom desempenho ao compromisso da gestão municipal com a manutenção da segurança jurídica, transparência administrativa, melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população. “Esses fatores fazem com que Criciúma continue sendo uma referência regional em crescimento e geração de oportunidades”, completou.
Suporte na realização de novas metas
O crescimento expressivo na abertura de empresas em Criciúma também se reflete nas histórias de vida de empreendedores que decidiram formalizar seus negócios em busca de autonomia financeira e novos horizontes. É o caso de Everton Vladimir dos Santos Ungaretti, de 48 anos. Funcionário de uma indústria de alimentos e com uma renda fixa de pouco mais de dois salários mínimos, ele atuava informalmente com pequenos serviços de entrega para complementar a renda familiar.
“Vi uma oportunidade, pois estava conseguindo ganhar mais com as entregas que fazia nas horas vagas. Com o carro novo e o CNPJ aberto, eu pretendo, aos poucos, me dedicar apenas à minha empresa de entregas”, relatou o empreendedor.
Com o objetivo de expandir seu negócio e conquistar novas oportunidades, Everton buscou apoio na Casa do Empreendedor, localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris. Segundo ele, o atendimento rápido e o suporte oferecido foram determinantes para a abertura da empresa e os planos futuros.
“Me informei, fui até a Prefeitura, na Casa do Empreendedor, e pouco tempo depois já tinha todas as informações que precisava e o CNPJ aberto. Foi uma etapa importante para os meus planos para o futuro”, completou.
Números da conquista de Criciúma
Abertura de empresas:
4.409 (primeiro semestre de 2025)
Tipos de empresas abertas:
MEI: 3.306 (75% do total do período)
Não MEI: 1.103 (25% do total do semestre)
Número de empresas: 36.359 CNPJs ativos em Criciúma (junho 2025)
Destaque nacional:
Criciúma é a 15ª cidade mais empreendedora do país entre os municípios com mais de 50 mil habitantes. Entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes, Criciúma ocupa a segunda posição no Sul do país e o primeiro lugar em Santa Catarina (SmartCity 2025).
Empregos em Criciúma:
São 80.792 empregos formais, o que representa 35,86% da população empregada sob regime CLT. Esse percentual é superior à média do estado, que é de 32,79%, e significativamente acima da média nacional, de 22,03%.
Principais atividades econômicas das novas empresas:
Promoção de vendas: 271
Preparação de documentos e serviços especializados: 181
Cabeleireiro, manicure e pedicure: 155
Transporte rodoviário de carga: 131
Comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios: 129
Serviços de malotes não realizados pelo Correios: 129
Obras de alvenaria: 113