A 21ª Semana Nacional de Museus não vai passar em branco em Criciúma. A Fundação Cultural (FCC) da cidade programou palestras, exposições e atividades entre os dias 15 e 19 de maio. Adaptando a temática nacional, “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, o Museu Augusto Casagrande sediará as ações sob o tema adotado no município: “Museus Sustentáveis: Preservação do Patrimônio e Promoção do Bem-Estar”.
A iniciativa visa estabelecer uma reflexão sobre o papel dos museus como agentes de preservação da história e da cultura. “O trabalho realizado nos museus permite que gerações futuras conheçam o passado e compreendam como o presente foi moldado pelas decisões e ações das gerações que as antecederam”, explica o diretor de Cultura da FCC, Clairton Rosado.
Na opinião dele, entretanto, a preservação da história e da cultura não deve ser feita às custas do meio ambiente. “A conservação de acervos aliada à preservação do meio ambiente torna-se uma importante ferramenta de conscientização para a construção de uma cidade e sociedade mais harmônica”, opina Rosado.
As Abelhas e o Bem-Estar do Coletivo
Iniciando na segunda-feira (15), o museu recebe, às 9h, a palestra “As Abelhas e o Bem-Estar do Coletivo”, do servidor público Lucas da Silva Campos. Lucas tem como hobby a meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão. Ele também desenvolve o projeto de educação ambiental Abelhinhas do Futuro, no qual apresenta a prática em escolas. “Vou falar sobre a importância das abelhas no meio ambiente e como a criação delas pode servir como uma terapia. Aproveitando a oportunidade, levarei diferentes tipos de mel para degustação, já que cada espécie produz um mel característico”, conta.
Reciclagem na Arte
Na terça-feira (16), o artista visual Breno Stern falará, às 9h, sobre “Reciclagem na Arte”. Na palestra, ele abordará o processo de reciclagem e reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como papéis de alta qualidade, filtros de café e madeiras de diferentes origens. “Todo esse material é passível de ser revisto sobre outro olhar, podendo virar uma produção artística de qualidade única. Também uso o espaço para conscientizar o público sobre o cuidado com o meio ambiente, com o planeta que desejamos deixar para as crianças”, diz o artista. Durante a semana, do dia 15 a 19 de maio, Stern também disponibilizará uma mostra expositiva chamada “A Arte do Reciclar”, com itens como cabides artesanais e o instrumento musical pau de chuva, e produções artísticas no estilo abstrato.
A Sustentabilidade em Ação Simples do Dia a Dia
Na quarta-feira (17) e na sexta-feira (19), às 13h30, a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) promoverá a exposição “A Sustentabilidade em Ação Simples do Dia a Dia”, voltada para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. A diretoria confeccionou brinquedos a partir de materiais reciclados, que serão mostrados para as crianças durante uma conversa sobre o consumo sustentável de produtos e de recursos naturais.
Após a exposição, a diretoria vai promover uma atividade lúdica e dinâmica no museu. Para realizar a brincadeira, será simulado um ambiente marinho, com um pano azul estendido junto de desenhos de animais aquáticos. Materiais recicláveis higienizados, simulando lixo, serão espalhados sobre o pano. O objetivo dos alunos, então, será recolher os materiais o mais rápido possível e jogá-los numa lixeira.
“Fazemos essas brincadeiras de conscientização para que, por exemplo, quando essas crianças forem à praia, tenham essa atitude de juntar o lixinho e dar o destino correto, para que a natureza não sofra as consequências da poluição”, esclarece a responsável pelo setor de Educação Ambiental da DMACRI, Larissa de Aguiar Boff. Além disso, a equipe fará uma apresentação sobre sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente, reciclagem e ações sustentáveis que podem ser incluídas no cotidiano das crianças.
Conservação de Acervos: De Casa Para o Museu
Na quinta-feira (18), a historiadora da FCC, Cinthia Franco, ministrará uma palestra com o tema “Conservação de Acervos: De Casa para o Museu”, voltada à conservação de acervos particulares e comunitários. “Serão abordadas instruções para conservar livros e documentos que temos em casa e como fazer um saquinho para prevenir traças. Profissionais das nossas bibliotecas municipais e escolares também ensinarão o manuseio adequado de livros em conservação”, relata a historiadora.
Dia Internacional do Museu
O Dia Internacional do Museu, comemorado em 18 de maio, foi criado em 1977, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom), organização que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).