Branding Imagem

SAÚDE

Farmácia Escola: parceria entre Governo de Criciúma e Unesc completa 10 anos

A Farmácia Escola, iniciativa instituída por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), completa 10 anos nesse mês outubro. A comemoração foi realizada nesta terça-feira (30) durante a XIX Jornada Acadêmica de Farmácia.

O projeto prevê o fornecimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia de acesso a remédios disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em nível ambulatorial, em que as linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa contempla moradores de Criciúma e mensalmente são fornecidos mais de R$ 500 mil em medicamentos. “Essa iniciativa integra as ações de promoção do uso racional de medicamentos e contribui com a redução do desperdício. Além disso, essa atividade impacta na ampliação do acesso ao medicamento para a população, promovendo uma ação de proteção ao meio ambiente. Tudo o que está estabelecido para funcionamento do CEAF, está estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. Essa é mais uma forma de beneficiar a comunidade a ter uma conduta medicamentosa correta, melhorando a qualidade de vida”, ressalta a coordenadora e Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Criciúma, Quéli Seifert.

Para ter acesso aos medicamentos, o paciente deve fazer uma solicitação por meio de um processo administrativo, que deverá ser aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde. A abertura do processo administrativo, deve ser realizada pelo paciente ou responsável, que deve apresentar documentos na Farmácia Escola, entre às 13h30 e 17h. Os documentos são: prescrição médica original, contendo o nome genérico do medicamento e a Classificação Internacional da Doença (CID), com validade de no máximo um mês, cópia da carteira de identidade e do CPF, cópia do Cartão do SUS, comprovante de residência atual.

Assistência Farmacêutica

A assistência farmacêutica consiste em um conjunto de atividades relacionadas aos medicamentos, para apoiar ações de saúde para os moradores. O profissional farmacêutico atua em todas as etapas, desde a pesquisa de um novo medicamento até sua chegada aos usuários.

Em Criciúma, é possível encontrar colaboradores farmacêuticos na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, na Coordenadoria Almoxarifado da Saúde, e nas Farmácias das Unidades Regionais de Saúde (URS) 24 Horas Boa Vista, da Próspera, da Santa Luzia, da Policlínica do Rio Maina, do Centro, da Quarta Linha, na Farmácia Central no Centro de Especialidades em Saúde (CES), Farmácia Escola, Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (PAMDHA), Farmácia de atendimento às demandas judiciais e dos Programas da Vigilância Epidemiológica: Hepatites virais/Tuberculose/Hanseníase, Farmácia Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), Farmácia Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e Farmácia Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). (Texto: Maria Duarte - Imagem: Decom)