Recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contemplaram 10 instituições com projetos de acolhimento, cuidado e proteção
O Governo de Criciúma garantiu mais um importante investimento voltado à valorização da população idosa do município. Nesta quarta-feira (10), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, foram entregues os Termos de Fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nº 01/2025/CMDPI. Ao todo, 10 instituições foram contempladas, recebendo, juntas, R$ 500 mil para a execução de projetos que promovem acolhimento, cuidado, cultura, lazer e qualidade de vida para centenas de idosos e suas famílias.
De acordo com o prefeito, Vagner Espindola, os recursos são fruto de um trabalho conjunto entre a Administração Municipal, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a sociedade. “Cada projeto aprovado representa uma melhoria concreta na vida de muitas pessoas idosas. O Fundo é uma ferramenta que garante que esses recursos cheguem a quem realmente precisa, fortalecendo entidades que são referência no acolhimento e na proteção. É uma demonstração de valorização para a população idosa e um olhar para o futuro com responsabilidade e cuidado”, afirmou.
Para o vice-prefeito, Salésio Lima, a iniciativa reforça o papel do Município na construção de políticas públicas inclusivas. “As entidades desenvolvem um trabalho essencial e, com esse apoio, terão condições de ampliar e qualificar os atendimentos”, declarou.
O presidente do CMDPI, Edson Silva, ressaltou a importância da participação da sociedade civil e da transparência no processo. “Todos os projetos passaram por análise técnica e pela plenária do Conselho. O resultado é a aplicação correta dos recursos em ações que realmente vão fazer diferença. É uma conquista para as entidades e, principalmente, para os idosos de Criciúma”, pontuou.
Como funciona o Fundo Municipal
Criado para facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos, o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa permite que empresas e cidadãos contribuam, por meio de doações dedutíveis do Imposto de Renda, para projetos que impactam diretamente a vida de pessoas idosas. “Com a entrega dos Termos de Fomento de 2025, o Governo de Criciúma reforça o compromisso com a valorização da pessoa idosa e o fortalecimento das entidades que atuam nesse setor”, finalizou o prefeito Vagner.
Conheça as entidades contempladas e projetos aprovados
1 - Casa de Repouso Cantinho do Idoso
Projeto: Segurança Alimentar e Nutrição para Pessoas Idosas Acolhidas
2 - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc)
Projeto: Comunicando e Levando Alegria aos Idosos
3 - Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul
Projeto: Garantindo o Direito à Cultura e ao Lazer da Pessoa Idosa 2
4 - Associação Vida Ativa São José
Projeto: Promoção de Saúde e Mobilidade à Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência
5 - Associação Lar da Terceira Idade Rede Viva
Projeto: Roupas Limpas, Vidas Valorizadas
6 - Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Criciúma
Projeto: Bem-estar na Melhor Idade: Proteção e Acolhimento
7 - Associação Casa Lar Especial Valente de Davi
Projeto: Cuidar com Dignidade: Mobiliário Funcional para Alimentação Segura e Terapias Coletivas
8 - Asilo São Vicente de Paulo
Projeto: Alimentação Saudável e Proteica para Pessoas Idosas Institucionalizadas
9 - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Criciúma (APAE)
Projeto: Qualificando o Atendimento do Envelhecimento na APAE de Criciúma
10 - Sociedade Literária e Caritativa Santo Agostinho
Projeto: Conforto e Dignidade no Atendimento a Pessoas Idosas