Branding Imagem

Dra. JULIA MILANEZ ARRIAL

Gripe Canina

Com a chegada das baixas temperaturas e clima seco causados pelo inverno precisamos estar atentos as doenças respiratórias, contudo, você sabia que os cães também podem ser acometidos por doenças similares a nossa gripe? Entre elas a mais comum é a traqueobronquite infecciosa, popularmente conhecida como “gripe canina” ou “tosse dos canis”.

[divider style="dashed" top="20" bottom="20"]

[divider style="dashed" top="20" bottom="20"]

Assim como a gripe humana, ela não costuma ser uma enfermidade grave, mesmo assim é necessário tomar cuidado, pois a falta dele pode fazer com que a doença se agrave, podendo levar a quadros de pneumonia.

A traqueobronquite infecciosa canina (TIC) pode ser causada por diversos microrganismos, sendo os principais a bactéria Bordetella bronchiseptica, os vírus da parainfluenza canina, adenovírus canino tipo 2, da cinomose e os micoplasmas. Outras bactérias podem causar infecções secundárias a TIC.

Transmitida pelo ar ou por meio de contato direto com fômites a TIC é altamente contagiosa, geralmente ocorrendo em locais com grande aglomeração de cães, porém, cães que vivem sozinhos também estão sujeitos a apresentar a enfermidade, pois passeios e brincadeiras com outros cães podem ser suficiente para que o cão seja infectado.

Os sinais clínicos estão geralmente ligados ao trato respiratório superior, sendo eles tosse paroxística, podendo levar a convulsões e êmese, cães infectados também podem apresentar quadro de febre. Estes sintomas podem ser auto limitantes ou levar a quadros mais graves quando não tratados.

A prevenção da doença é feita com base na vacinação do cão e desenvolvimento do sistema imune por meio de dieta de alta qualidade e utilização de complexos vitamínicos.

Lembro que é sempre importante que o cão seja encaminhado ao médico veterinário logo no início dos sintomas, pois sem o tratamento correto o quadro pode se agravar, podendo levar o paciente ao óbito por complicações da doença.

agroshop

gripe canina