O turismo no Sul de Santa Catarina está prestes a ganhar uma nova dimensão, centrada nas trilhas do passado e na riqueza cultural preservada. A junção de viagens de trem e o acervo do Museu Ferroviário de Tubarão surge como uma proposta inovadora para incrementar o potencial turístico da região.
Nesta quinta-feira, dia 08, a diretoria da Instância de Governança (IGR) Encantos do Sul juntamente com a AMUREL E AMREC promoveram uma reunião estratégica com o diretor presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, que contou também com as participações do diretor presidente do Museu Ferroviário (SALV) Everaldo Luiz Barreto da Silva, do coordenador comercial do Museu Ferroviário Jefferson Vitorino e do diretor executivo da Associação dos Municipios da Região de Laguna (AMUREL) Celso Heidemann. Da IGR participaram da reunião, o presidente Albertino Ferreira, o diretor financeiro Jefferson Beltrame Lemos e o conselheiro Murilo Ghizoni Bortoluzzi.
A pauta central da discussão foi a transformação das viagens de trem e do Museu Ferroviário de Tubarão em produtos turísticos de destaque na região já que a malha viária da Ferrovia passa por vários municípios do Sul.
Durante o encontro foram relatados os encaminhamentos que estão sendo feitos pela Encantos do Sul juntamente com a AMUREL, AMREC, iniciativa privada e pública junto a Secretaria de Turismo do Estado e Ministério do Turismo para fomentar o turismo nos 30 municípios que fazem parte da IGR . “ Nossa região é rica em potencial turístico e um deles é o Museu Ferroviário, o maior da América Latina e as viagens de trem com a famosa “Maria Fumaça, mas é preciso lapidar, estruturar e divulgar este produto turístico. Por isso, realizamos esta importante reunião na Ferrovia para unirmos forças em prol do turismo ferroviário que é presente na região Sul de Santa Catarina”, destacou o presidente da IGR Encantos do Sul, Albertino Ferreira.
O diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, compartilhou insights sobre o potencial turístico e destacou a importância de um planejamento integrado abrangendo todas as regiões. Ele expressou disponibilidade em contribuir no que for possível para o desenvolvimento do turismo ferroviário, afirmando: "Estamos comprometidos em realizar e apoiar iniciativas que impulsionem essa área vital para o crescimento econômico. Faremos o possível para colaborar efetivamente com esse processo", frisou.
Inclusive, durante o encontro foi relatado a possibilidade de o secretário de Turismo do Estado Evandro Neiva, vir à Tubarão fazer uma visita para conhecer o produto turístico “ Trem e Museu Ferroviário”. “ A intenção é fazer com que estes dois produtos turísticos façam parte do material de divulgação dos atrativos turísticos de Santa Catarina”, explicou o diretor da IGR Encantos do Sul Jefferson Beltrame Lemos.
Museu Ferroviário de Tubarão: um tesouro cultural vivo
O Museu Ferroviário de Tubarão se destaca como um tesouro cultural que preserva e celebra a rica herança ferroviária da região. Com uma coleção diversificada de locomotivas, vagões, objetos históricos e exposições interativas, o museu oferece uma imersão educativa e cativante na evolução do transporte ferroviário.