Branding Imagem

GERAL

Mais de 33 mil toneladas de milho serão ofertadas pelo programa Vendas no Balcão em junho

pequeno produtor brasileiro conta com incentivo do governo na hora de comprar milho em grãos para alimentar animais como aves e caprinos. De janeiro a maio deste ano, o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) atendeu a mais de 11 mil (11.595) pequenos produtores. Um total de 45.800 toneladas de milho comercializadas. E, em junho, mais 33.400 toneladas do produto serão distribuídas para atendimento a criadores rurais cadastrados no programa.

O programa de Vendas em Balcão, criado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para beneficiar o pequeno produtor de animais, oferta milho em grãos para alimentação de animais, como aves, suínos e bovinos a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas e com os praticados em pregões públicos.

Segundo a Conab, por meio do programa, o setor público tem assegurado, de forma regular, o suprimento de insumos a inúmeras propriedades rurais. Além de estabelecer condições de oportunidades entre os pequenos e grandes criadores, que tradicionalmente adquirem quantidades volumosas e, portanto, mais baratas por meio de leilões públicos.

Um dos beneficiados é o produtor rural Pelaudir Moura Andrade, que tem uma pequena propriedade rural em Planaltina, no Distrito Federal. No local, ele mantém a criação de galinhas, porcos e algumas vacas. Ele conta que, sem o ProVB, seria inviável manter o negócio.

“O programa nos oferece o milho a um preço acessível em relação ao preço de mercado, algo em torno de 40, 50% de economia. Desta forma, a gente consegue manter a nossa criação de animais para a subsistência e comercialização.”

Inscrição

Para participar do programa, os produtores precisam fazer o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no site da Conab. A inscrição tem validade de um ano e permite o acesso mensal aos estoques públicos. Para mais informações, os criadores podem entrar em contato com as superintendências regionais (os contatos estão no site www.conab.gov.br) ou enviar um email para [email protected].

“É fácil participar do programa para ter o benefício do milho em condições muito mais baratas que o mercado atual. O produtor rural tem que aproveitar essa oportunidade”, ressaltou Pelaudir Andrade.

Em período de pandemia

E a Conab alerta que, neste período de pandemia de Covid-19, todos os cuidados estão sendo tomados pelas superintendências regionais para garantir o acesso seguro aos produtos comercializados.