Evento aconteceu no dia 31 de julho com a presença de autoridades, familiares e comunidade
O Governo de Criciúma oficializou, na noite dessa quinta-feira (31), a nomeação da passarela de acesso ao Parque dos Imigrantes, no Distrito de Rio Maina, com o nome da saudosa professora Solange Scotti.
O evento contou com a presença de autoridades, familiares da homenageada e da comunidade para celebrar o legado deixado pela profissional de educação que construiu sua trajetória pessoal e de trabalho na localidade.
Durante a solenidade, o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou a importância da homenagem. “A nomeação da Passarela Professora Solange Scotti honra uma história de dedicação, ensino e amor para toda a comunidade. A educadora fez a diferença na vida de muitos e agora seu nome continuará a inspirar todos que passarem por aqui. Essa é uma forma de valorizar aqueles que deixam uma trilha de aprendizado e inspiração para a nossa cidade”, afirmou o gestor municipal.
Solange Scotti nasceu em 31 de maio de 1949, em Siderópolis (SC), e ainda bebê mudou-se para o Distrito de Rio Maina. Desde jovem, dedicou-se à educação. Começou sua carreira como professora no Jardim de Infância Santo Agostinho, aos 18 anos.
Com o tempo, formou-se em Supervisão Escolar e atuou como orientadora e diretora na Escola de Educação Básica (EEB) Padre Miguel Giacca. Também trabalhou como orientadora pedagógica na Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e fundou o Colégio Global, voltado à educação de jovens e adultos.
De 2009 a 2017, a profissional atuou como diretora de cultura na Fundação Cultural de Criciúma (FCC), onde coordenou eventos como a Feira do Livro e representou o município em fóruns e conselhos estaduais do setor. A professora também foi membro ativo na Associação de Moradores do Rio Maina e Rotary Clube.
Foi presidente do Circolo Bergamasco di Santa Catarina e, no Rio Maina, foi uma das responsáveis pela reestruturação do Núcleo Bergamasco di Rio Maina, que posteriormente foi denominado Circolo Bergamasco di Rio Maina, atuando firmemente nas edições da Festa Dell'Immigrazione e na consolidação do Café Bergamasco.
A iniciativa da homenagem foi proposta pelo vereador Neto Uggioni, com o Projeto de Lei (PL) n° 80/2025, que denomina oficialmente a passarela.
"Para nós riomainenses a professsora Solange Scotti foi um farol da educação e cultura. Professora, diretora e líder comunitária que se orientou na defesa do distrito de Rio Maina, reconhecida como uma líder competente e que deixa um legado a ser seguido. Me orgulha muito registrar, pra toda a história, o trabalho da nossa professora.
A estrutura foi inaugurada em dezembro de 2024, durante a gestão do ex-prefeito Clésio Salvaro, e está localizada nas proximidades da Fazenda Solar Nikola Tesla, interligando o Parque dos Imigrantes à Rua Dionysio Steiner, no Distrito de Rio Maina.