Branding Imagem

SGT ALEXANDRE DA ROSA

Ocorrência filmada por uma câmera policial

A Polícia Militar de Santa Catarina iniciou um projeto inovador no território catarinense, ou seja, o uso de câmeras policiais individuais.

Seguindo o exemplo de alguns países desenvolvidos, nosso estado agora também está fazendo uso da mesma tecnologia, instrumento esse que trará clareza na elucidação de inúmeros fatos. Esperamos com isso que a razão sobreponha a emoção!

Pois bem, as primeiras imagens apresentadas pelo equipamento, demonstraram o quão problemática é a missão policial. Isso nos leva a crer que não existe uma fórmula mágica que nos ensine a lidar com pessoas, algo ainda mais enigmático se a mesma estiver sob o efeito de drogas. Eis a razão pela qual os policiais periodicamente recebem capacitação profissional. Tal situação nos leva a refletir as palavras ditas por Dale Carnegie: “Para lidar com pessoas, é necessário lembrar constantemente de que não estamos lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais”.

De acordo com o Ten. Cel. Evandro de Andrade Fraga, “estamos dando um passo importante para que o sistema de persecução criminal sofra alterações, a medida que o referido instrumento pretende: melhorar a produção da prova diante dos variados ilícitos penais; diante das várias denúncias infundadas de uso excessivo da força, servir de proteção aos Policiais Militares, que na forma da lei, no desiderato de servir e proteger, são injustamente acusados; e, ainda, de desencorajar a ação do agente em conflito com a lei, no momento da abordagem policial”.  O ex Comandante do 9º BPM e que atualmente exerce um cargo de destaque no Comando Geral da Polícia Militar, lembrou ainda, que outros investimentos como aumento do efetivo, melhorias nas condições de trabalho e em relação ao Suporte psicológico, novos equipamentos, armamentos e treinamentos tem contribuído positivamente para a melhora nos indicadores da criminalidade em nosso estado.

As ocorrências poderão ser analisadas por diferentes autoridades, sempre com o firme propósito de evitar que ocorram excessos ou omissões de ambas as partes. Conflitos de trânsito, casos de violência doméstica, brigas, homicídios, suicídios entre outros ocorridos, ganharão vida através dessas filmagens. Assim como as frases intimidadoras que ainda persistem em existir no cotidiano policial, a saber: “Policial, você sabe com quem está falando”? Ou ainda: “Você sabe quem é o meu pai/tio”?

Nossa instituição é tida como uma referência no país, o que nos leva a acreditar que a tecnologia em questão, veio, sobretudo, para somar. Continuaremos a ser uma polícia que presta um serviço de excelência, cujos profissionais são treinados para atender os mais diferentes tipos de situações. Seremos a mesma polícia que estará sempre disposta a atender você: vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, trinta dias por mês, ao longo dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano.  

Em resumo, não se assuste, caso você venha a ouvir de um Policial Militar a frase: “Essa ocorrência está sendo filmada por uma câmera policial”.

As inovações são criadas para melhorar a vida da população, foi assim com o advento do Tablet e dos Boletins de Ocorrências que hoje, assim como a Polícia Civil, também são elaborados pela PM.

O primeiro (Tablet), além de reduzir a utilização do papel no serviço diário, também facilitou a prestação de inúmeros serviços à comunidade. Já o segundo proporcionou comodidade, pois, se antes a pessoa era obrigada a deslocar-se até a delegacia para registrar um simples Boletim de Ocorrência, hoje esse mesmo documento pode ser elaborado no local do ocorrido.

Essa é a instituição que inova pensando em melhor servir você!