Branding Imagem
Branding Imagem

CIDADANIA

GERAL

POLÍTICA

Os assuntos tratados na Câmara de Vereadores de Criciúma desta terça-feira, 14

Miri Dagostim requer redutor de velocidade na Avenida Luiz Rosso

Miri Dagostim (PP) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. Primeiramente, o vereador relata que, no dia 27 de março, foi protocolado ofício DTT 1968/2024, na Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma, por Daniel de Vila Cirimbelli, morador do Morro Estevão. No documento, o munícipe solicita a instalação de um redutor de velocidade (entre a transportadora RD e o LA Estufa) na Rodovia Luiz Rosso, porque os motoristas extrapolam a velocidade na subida e descida do Morro da Bananeira, causando acidentes. Por isso, Miri pergunta se já foi realizado algum estudo ou projeto em resposta ao pedido de Daniel e se existe previsão para colocação do equipamento

Zairo trabalha por linhas gratuitas de ônibus para fortalecer o comércio

Zairo Casagrande (PDT) verifica, com o chefe do poder executivo, se existe estudo para implantação de linhas de ônibus gratuitas, aos sábados, em direção ao Centro da cidade. A medida, de acordo com o vereador, pode fortalecer o comércio.

Além disso, Zairo pergunta quais foram os motivos que levaram o Município a não apresentar projetos na área de desastres naturais ao Governo Federal, já que seis municípios catarinenses o fizeram e receberão mais de R$ 70 milhões para trabalhar em prevenção dos mesmos desastres.

Nícola Martins traz manutenção de vias no Centro para a pauta

Nícola Martins (PL) tem questionamentos ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber se há previsão para manutenção das lajotas da Travessa Gabriel Benedet (em especial no trecho sem saída, de acesso pela Rua Hercílio Luz) e para o asfaltamento do trecho não pavimentado da Rua Gonçalves Ledo, além da manutenção dos buracos surgidos na via.

Kaminski busca informações sobre a conscientização da saúde do cérebro na cidade

Considerando a sanção da Lei 8436, de agosto de 2023, Júlio Kaminski (PP) solicita informações ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber o número de acidentes vasculares ocorrido em 2023; quantos óbitos e os valores empregados para o tratamento dos mesmos nos hospitais locais e se existe algum programa de prevenção do AVC junto às escolas, para orientação das crianças em contribuir para o imediato atendimento, em caso de ocorrência dentro de casa. Kaminski ainda requer informação sobre o que está sendo desenvolvido para o trabalho de conscientização da saúde do cérebro em relação às sugestões apresentadas na Lei nº 8436 de 2023.

Por fim e ainda ao poder executivo, o vereador solicita informações sobre veículos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Ferrarezi pede instalação de placa de "Pessoa Autista com Sensibilidade Auditiva

Paulo Ferrarezi (MDB) tem diversos questionamentos ao chefe do poder executivo municipal. Primeiramente, o vereador verifica a possibilidade de instalação de placa indicativa de "Pessoa autista com sensibilidade auditiva" em dois endereços: na Rua Líbano José Gomes, nº 514, Bairro Progresso, e na Rua Manoel Marcello Gomes, nº 242, no São Sebastião.

Ferrarezi também pergunta quantos moradores de Criciúma foram contemplados pelo Programa Moradia Digna, incluso na Lei municipal nº 6530/14, revogada pela Lei Municipal nº 8527/23, e quantos moradores de Criciúma foram contemplados pelo Programa Mão na Massa desde a sua implementação, conforme a Lei Municipal nº 8527/23, considerando que em 2023 foram aprovados R$ 600 mil para esse programa.

Juarez de Jesus trabalha por demandas de infraestrutura

Juarez de Jesus (PL) traz diversos questionamentos ao chefe do poder executivo municipal. O vereador pergunta quais vias já tiveram a recomposição asfáltica realizada com a aplicação dos valores oriundos do convênio n.° 844/2021. Além de seus aditivos, os respectivos valores investidos em cada rua e as datas de disponibilização. Ele ainda quer saber quantas parcelas a Casan já repassou ao Município e o encaminhamento do plano de trabalho que se encontra anexo ao convênio n.° 844/2021 e seus aditivos.

O parlamentar pede a previsão, ainda que estimada, para a recuperação da pavimentação com lajotas, ou substituição da pavimentação com lajotas por capeamento asfáltico, em todas as ruas do Loteamento Bitencourt, no Bairro Argentina, e da Rua Arino Cristóvão Monteiro, no Bairro Brasília.

Obadias pede criação de Comitê Gestor para recepcionar refugiados do RS

Obadias Benones (PL) questiona o chefe do poder executivo municipal sobre a possibilidade de elaboração de um plano gestor, a fim de criar um Comitê Gestor, inclusive com sede fixa, para recepcionar refugiados oriundos do Rio Grande do Sul.

Câmara de Criciúma aprova moção de apoio à Comunidades Terapêuticas

De autoria do vereador Manoel Rozeng (PL), a Moção de Apoio 13/2024 acaba de ser aprovada em plenário. O texto solicita que sejam restabelecidos os convênios com as Comunidades Terapêuticas, para que possam continuar recebendo recursos públicos para custeio e manutenção dos programas de acolhimento e tratamento alternativo de usuários de álcool e outras drogas.

A moção é direcionada à Bancada Parlamentar do Estado de Santa Catarina (senadores e deputados federais), ao ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, e ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Plenário aprova Moção de Aplauso ao 9º BPM de SC

De autoria dos 17 vereadores criciumenses, a Moção de Aplauso 14/2024 acaba de ser aprovada em plenário. O texto homenageia o 9º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina pelos 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Criciúma.

Vereadores derrubam veto ao PL que estabelece mudanças no carnê do IPTU

O plenário da Câmara Municipal de Criciúma acaba de derrubar veto parcial ao PL 4/2024. De autoria do vereador Zairo Casagrande (PDT), o texto estabelece um conjunto de informações necessárias a constar no carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) entregue aos contribuintes de Criciúma.

Projeto de lei que regulariza professor individual especializado é aprovado

De autoria de Juarez de Jesus (PL), o Projeto de Lei 22/2024 foi aprovado em plenário. O texto obriga o poder executivo a estabelecer consultas médicas prioritárias para diagnóstico e emissão de laudo médico, que ateste a necessidade de auxiliar ou de professor individual especializado aos alunos matriculados nas escolas da rede pública e privada de ensino do Município.

Aprovado o PL que institui a política dos deslocados ambientais e climáticos de Criciúma

De autoria da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), o Projeto de Lei 27/2024 foi aprovado em plenário. O texto institui a política municipal dos deslocados ambientais e climáticos do município de Criciúma.

câmara de criciúma

criciúma

vereador

Branding Imagem