Estamos diante de uma das temporadas mais quentes dos últimos anos, ou seja, para muitos, eis o verão perfeito. Contudo, existem aqueles que discordam.
Pois bem, como eu já havia relatado dias atrás, nos grupos da Rede de Vizinhos do Rio Maina, esse calor escaldante traz consigo algumas preocupações, principalmente no que se refere aos nossos queridos idosos.
As altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a “turma da melhor idade”, podendo provocar nos mesmos problemas como a desidratação. Aliás, aproveitando o ensejo, gostaria de chamar a atenção para um problema pontual: o infarto.
Com o advento do verão, uma parcela considerável de Policiais e Bombeiros são destacados para cuidar da segurança dos veranistas que optaram por descansar nas praias de nossa região. Se ao longo do ano o Balneário Rincão dispõe de apenas uma viatura para percorrer os quatro cantos do Município, com a chegada do verão, esse número se estende para oito. E são esses policiais que se deparam com ocorrências de natureza distintas. Em resumo, o Rincão torna-se literalmente uma extensão de Criciúma.
Nesse, diferente dos outros anos, chamou-nos a atenção, o elevado número de óbitos decorrentes de infarto, todos ocorridos em dias de intenso calor. Algo que poderia ser evitado caso fosse obedecido alguns cuidados necessários.
Para o cardiologista Miguel Moretti, do Hospital São Luiz, “quem possui histórico familiar de cardiopatias tem que estar sempre em dia com exames como ecocardiograma, teste de esforço, raio x, eletrocardiograma e exames de sangue”. Ainda segundo o mesmo, a prevenção continua sendo o melhor caminho, por isso fique atento as dicas desse renomado profissional: Siga uma dieta equilibrada (frutas e verduras devem estar sempre presentes em seu prato), vá ao médico regularmente, fique de olho na sua faixa etária, evite o tabagismo, atenção com os diabéticos e os hipertensos, pratique exercícios, consuma gordura saudável, evite o consumo exagerado de bebida alcoólica, alerte o seu médico sobre os casos de infarto na família, abuse da diversão e do entretenimento.
Sabemos que determinados idosos são intransigentes por natureza, obrigando filhos a realizarem verdadeiras manobras para fazer com que os mesmos possam vir a tomar o seu medicamento no horário determinado. Ouvimos relatos de filhos de algumas dessas vítimas que por várias vezes tiveram que dissolver o medicamento no meio da alimentação, devido a resistência de seus pais quanto ao uso.
De um lado a teimosia e do outro a dedicação. O que a Bíblia fala a este respeito?
As escrituras sagradas citam duas questões pontuais sobre o referido assunto. Em relação a teimosia - a mensagem é citada em tom ríspido, conforme descreve o livro de Salmos 32:09: “Não seja estupido e teimoso como um cavalo ou uma mula; eles precisam de rédeas e freio para andarem pelo caminho certo”. Entretanto, no que diz respeito ao empenho dos filhos em relação aos cuidados com seus pais, a história é outra. Ainda mais incisiva, segundo descreve Êxodo 20:12: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra (...)”.
Idosos que usufruem de uma qualidade de vida de excelência e em ambientes saudáveis, estão propícios a viverem mais. Essa qualidade de vida na qual desejamos, perpassa por encontros familiares regados a boas histórias, muitas risadas e divertidas cantorias.
A continuidade de uma imponente árvore genealógica depende acima de tudo das bênçãos de Deus, mas também de um adubo de qualidade (amor), ser regada diariamente (esperança), seja no início das manhãs ou nos finais dos dias (paciência). O amor (dos filhos), a esperança (dos netos) e a paciência (dos bisnetos) - são os ingredientes que manterão em pé, por longas gerações, essa renomada família.
Parafraseando Ana Vilela: “Segura teu filho no colo/Sorria e abrace os teus pais enquanto estão aqui/Que a vida é trem-bala parceiro/E a gente é só passageiro prestes a partir”.
Nossos pais são únicos. Feliz é aquele que ainda os tem!
Que a sua família tenha um 2020 abençoado!