Branding Imagem

Dra. JULIA MILANEZ ARRIAL

Otite em cães – como saber se seu cão sofre com esta patologia?

Mas afinal o que é a otite?

Ela nada mais é do que a inflamação dos canais do ouvido e do pavilhão auricular. É uma das doenças mais comumente atendidas em consultórios veterinários, ocorrendo em 20% dos cães e 6% dos felinos.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Assim como outras patologias a otite não possui apenas uma causa, podendo estar ligada a fatores predisponentes, fatores perpétuos ou ambos. Ela pode ter ou não a presença de micro-organismos com bactérias, fungos ou ácaros. Em alguns casos o quadro de otite pode se instalar devido a presença de corpo estranho ou tumor na região.

Os sintomas apresentados com pets com essa patologia geralmente são prurido auricular, inclinação de cabeça, sacudidas de cabeça frequentes, mau odor e outros, porém mesmo que seu pet apresente todos estes sinais é de extrema importância que você o leve a uma consulta com um Médico Veterinário para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento correto.

A automedicação pode ser prejudicial ao caso agravando-o ainda mais, e podendo causar uma resistência ao medicamento utilizado, criando quadros em que mesmo realizando o tratamento o paciente não apresenta melhora do quadro ou apresenta recidivas. Por este mesmo motivo é necessário também que o protocolo de tratamento seja realizado corretamente, seguindo a prescrição do Médico Veterinário.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

A prevenção da otite é feita com alguns pequenos cuidados como evitar a entrada de água nos ouvidos durante o banho, evitar que o pet ande com a cabeça para fora do carro, realizar a limpa dos ouvidos regularmente com produtos próprios para verificar se há presença de secreção ou odor suspeito.

agropecuária

otite

veterinária