Branding Imagem
Branding Imagem

EDUCAÇÃO

GERAL

VARIEDADES

Paço Municipal de Criciúma recebe exposição com trabalhos de alunos com altas habilidades e superdotação

Mostra de Talentos do Programa Happy Gifted reuniu 36 produções desenvolvidas por estudantes da rede municipal e da comunidade

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Beneficente Happy Face, realizou, nessa quinta-feira (28), a 2ª Mostra de Talentos do Programa Happy Gifted, exibida no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris. A exposição reuniu 36 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano por estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) da rede municipal de ensino e da comunidade, em áreas como geografia, artes, robótica, literatura, teatro e matemática.

A iniciativa é fruto do convênio firmado entre a Prefeitura de Criciúma e a associação, com o objetivo de identificar, valorizar e estimular crianças e adolescentes com potenciais elevados. Atualmente, o programa atende cerca de 90 estudantes, sendo mais de 20 de escolas municipais de Criciúma. De acordo com o prefeito Vagner Espindola, a parceria é estratégica para ampliar as oportunidades educacionais.

“Sempre estivemos atentos às habilidades dos nossos estudantes e o convênio com a Happy Face veio para acrescentar, oferecendo suporte necessário para atender e valorizar as crianças com altas habilidades e superdotação. Em nossa rede municipal, dezenas de talentos já foram identificados e, graças a essa parceria pioneira, os estudantes podem se desenvolver cada vez mais”, destacou o gestor municipal.

Pioneirismo de Criciúma

Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 13% da população brasileira apresenta altas habilidades/superdotação (AH/SD). O programa realizado na rede municipal de ensino de Criciúma é considerado pioneiro em Santa Catarina, promovendo oficinas no contraturno escolar que oferecem acolhimento e estímulo em áreas de interesse dos alunos.

A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, reforça que o trabalho tem impacto direto no sentimento de pertencimento dos alunos. “As crianças e estudantes com altas habilidades e superdotação podem, em alguns contextos, perceber diferenças em relação ao grupo e vivenciar situações em que não se sentem integradas. O Happy Gifted proporciona um espaço de acolhimento e estímulo, fortalecendo sua autoestima e ampliando seus horizontes dentro e fora da escola”, afirmou.

Além das oficinas, a parceria garante avaliação neuropsicológica gratuita, acompanhamento das famílias e transporte escolar para os alunos das escolas municipais. Para a coordenadora do Programa Happy Gifted, Ana Paula Hilário, a Mostra é um momento de dar visibilidade a esses talentos.

“Muitos trabalhos ficam restritos às oficinas. Trazer essa exposição ao Paço Municipal é também uma forma de combater a invisibilidade e mostrar para a sociedade o potencial dos nossos estudantes”, ressaltou a coordenadora.

Experiência integrativa para as famílias

Pais e familiares prestigiaram a Mostra e também destacaram os resultados positivos a partir do Programa Happy Gifted. A professora Jucélia Rosso, mãe de Ana Julia Motta, de 14 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Básico Jorge da Cunha Carneiro, relatou que o projeto foi fundamental para o desenvolvimento da filha.

“O Happy Gifted fez toda a diferença. Minha filha encontrou um espaço onde seus talentos foram reconhecidos e pôde ampliar seu desenvolvimento em áreas como robótica, música e inglês. Isso fortaleceu sua autoestima e motivou ainda mais na escola”, contou.

Com apresentações que vão desde maquetes e mapas a instrumentos musicais e produções literárias, a Mostra também fez referência ao Dia Mundial da Superdotação, celebrado em 10 de agosto. Para a psicóloga da Happy Face, Carla Simon, a importância da ação vai além de uma data no calendário.

“Realizar essa Mostra justamente em agosto, mês da superdotação, é dar visibilidade a crianças e adolescentes que muitas vezes passam despercebidos em seu potencial. É um convite para que toda a sociedade compreenda que o talento precisa ser estimulado e acolhido. Ao reconhecer e valorizar essas habilidades, não apenas transformamos a vida dessas crianças, mas também ampliamos as possibilidades de futuro para toda a comunidade”, pontuou.

 

altas habilidades

criciúma

exposição

prefeitura

superdotação

Branding Imagem