Expectativa dos órgãos de defesa da criança e do adolescente é grande pelo recebimento dos carros. Cada um dos 100 conselhos tutelares contemplados receberá um veículo modelo SUV e, posteriormente, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro, um refrigerador, uma cadeira para o transporte de criança em automóvel e um smartphone. Entrega dos primeiros 37 veículos será na quarta-feira (22/3), em Florianópolis.
Na próxima quarta-feira (22/3), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fará a entrega dos primeiros 37 de 100 automóveis que compõem kits destinados a estruturação de equipamentos básicos para a operação adequada dos Conselhos Tutelares catarinenses. A entrega será no bolsão da Praça do Sesquicentenário da PMSC, na Avenida Beira-Mar Norte, às 9h30min.
Além dos veículos entregues agora, que são do modelo SUV, cada kit é composto por cinco computadores, uma impressora, um bebedouro, um refrigerador, uma cadeira para o transporte de criança em automóvel e um smartphone. Os equipamentos foram adquiridos pelo MPSC por meio de licitação, com mais de R$ 14 milhões em recursos disponibilizados pelo Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
O recebimento dos automóveis - e também dos demais equipamentos, que serão entregues posteriormente, é esperado por Conselhos Tutelares de diferentes cidades do Estado, onde cada item representa um avanço no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e no trabalho dos conselheiros tutelares.
Porto União aguarda melhores condições de trabalho com a chegada do kit
Na região Norte catarinense, o Conselho Tutelar de Porto União foi contemplado no edital de chamamento público do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e receberá um dos kits Conselho Tutelar. A cidade conta atualmente com cinco conselheiros tutelares para atender cerca de 36 mil habitantes divididos nas áreas urbana e rural.
'Fomos contemplados pois cumprimos todos os requisitos do edital de chamamento público. Esse kit auxiliará no melhor funcionamento do Conselho Tutelar de Porto União. Isso vai dar melhores condições de trabalho e beneficiará toda a comunidade, bem como as crianças e adolescentes", disse o Conselheiro Tutelar Celso Moreira de Castilho.
Menos tempo na oficina e mais casos atendidos em Brunópolis
O Conselho Tutelar de Brunópolis funciona no terminal rodoviário do município, com todos os equipamentos cedidos pela prefeitura. A estrutura possui apenas três computadores, sendo que um deles está com defeito. "Os novos computadores chegam em uma boa hora, pois o que uso atualmente está em estado crítico, dificultando muito o trabalho", diz a Conselheira Tutelar Vanderleia Dill Branco.
As profissionais utilizam um automóvel ano 2009 cedido pela Câmara de Vereadores para as demandas externas. "Nosso carro já rodou mais de 200 mil quilômetros e está sempre na oficina, então realmente estávamos precisando de um novo veículo para ter mais segurança nos deslocamentos', diz a Conselheira Tutelar Isabel Cristina Camargo da Silva.
Guabiruba com facilidade e agilidade no atendimento
O Conselho Tutelar de Guabiruba que faz em média 60 atendimentos por mês, tem um carro utilitário que não atende mais as necessidades. Todas as viagens que os conselheiros fazem para fora do município ou para transportar mais crianças e adolescentes precisam usar um carro para mais passageiros da Secretária Municipal de Assistência Social.
O automóvel disponível não tem potência para subir em algumas localidades por causa da topografia da região. O único aparelho celular disponível e três computadores remanejados de escolas apresentam problemas por já estarem muito tempo em uso.
"Nós precisávamos de fato do automóvel que é maior. Traz mais conforto tanto para o conselheiro, para se deslocar para o atendimento, e para o usuário, para as crianças e para os pais que eventualmente precisamos transportar. Os computadores novos também são mais rápidos e isso agiliza os trabalhos. Vai dinamizar, facilitar o serviço e trazer mais comodidade para nossa atividade-fim", considerou o Conselheiro Tutelar Iuri de Souza Santos.
Carro de uso exclusivo para o Conselho Tutelar de Planalto Alegre
No Grande Oeste, os Conselhos Tutelares de 12 municípios foram contemplados pelo edital chamamento público do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e receberão os kits compostos por um carro novo, um smartphone, cinco computadores, impressora, bebedouro e uma cadeirinha de carro para o transporte de crianças.
Dentre os beneficiados está o município de Planalto Alegre, que conta atualmente com o trabalho de cinco conselheiras para atender uma população de aproximadamente 3 mil habitantes. "Receber os kits vai ser muito bom para nós, principalmente com relação ao carro, porque nossa demanda é muito grande e dividimos o automóvel com o CRAS, que também tem uma demanda bem grande. Além disso, nós também só temos três computadores, sendo que somente um funciona", ressalta a conselheira tutelar Marilei Salvagni.
Economia com manutenção em Siderópolis
Em Siderópolis, no Sul do Estado, os novos equipamentos irão promover mais agilidade e facilidade no atendimento à população de cerca de 15 mil pessoas. "Nós já temos alguns destes equipamentos aqui, mas são antigos, com mais de 10 anos de uso, então já estão limitados em muitas coisas. Os computadores, por exemplo, temos dificuldade em acessar o sistema pois já não são máquinas tão novas e ágeis", conta a conselheira tutelar, Lucineia Presalino.
Com o kit, os setes funcionários que atuam no conselho poderão ainda economizar em manutenção. "O nosso carro por exemplo já é um pouco antigo, então praticamente toda semana ele apresenta algum problema e precisa ir pro conserto. Sem dúvidas, iremos economizar com o carro e os equipamentos novos, utilizando esses valores que iriam para manutenção para outros investimentos, melhorando os atendimentos no dia a dia", completou Lucineia.
Outros seis municípios do Sul também receberão o kit, sendo eles: Imaruí, São João Batista, Turvo, Jacinto Machado, Rio Fortuna e Laguna.
Em Águas Mornas, bebedouro e cadeirinha são os itens mais esperados
No município de Águas Mornas, a primeira dificuldade do Conselho Tutelar surge na hora de oferecer água aos atendidos. Com uma pequena sala de espera que conta com algumas cadeiras e uma estante de livros e brinquedos para entreter as crianças, é preciso ir até outra sala, e se expor ao público, para poder beber água.
Para Débora Roberta Sens, uma das cinco conselheiras titulares da cidade, o recebimento do kit com bebedouro representa mais autonomia para o conselho e privacidade para as famílias, que muitas vezes passam por situações vulneráveis e não precisarão encontrar outras pessoas durante o atendimento. Além disso, a cadeira para transporte de crianças em automóvel é questão de segurança. "A cadeirinha vai ser especial para não colocar em risco a vida deles", afirma Débora.
O kit ainda possibilitará que cada uma das cinco conselheiras tenha um computador para uso próprio, facilitando o acesso ao sistema de cadastro de famílias e o envio de relatórios e e-mails, que hoje acontece por um único computador.
VEJA OS 37 CONSELHOS TUTELARES QUE RECEBERÃO OS VEÍCULOS NESTA QUARTA-FEIRA
- CONSELHO TUTELAR DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
- CONSELHO TUTELAR DE CHAPADÃO DO LAGEADO
- CONSELHO TUTELAR DE PARAÍSO
- CONSELHO TUTELAR DE FORMOSA DO SUL
- CONSELHO TUTELAR DE LEOBERTO LEAL
- CONSELHO TUTELAR DE PLANALTO ALEGRE
- CONSELHO TUTELAR DE SÃO BONIFÁCIO
- CONSELHO TUTELAR DE IMARUÍ
- CONSELHO TUTELAR DE ANGELINA
- CONSELHO TUTELAR DE CUNHATAÍ
- CONSELHO TUTELAR DE BRUNÓPOLIS
- CONSELHO TUTELAR DE BLUMENAU - UNIDADE III
- CONSELHO TUTELAR DE GRAVATAL
- CONSELHO TUTELAR DE ÁGUAS MORNAS
- CONSELHO TUTELAR DE BLUMENAU - UNIDADE II
- CONSELHO TUTELAR DE FLOR DO SERTÃO
- CONSELHO TUTELAR DE GUARUJÁ DO SUL
- CONSELHO TUTELAR DE SÃO MIGUEL DA BOA VISTA
- CONSELHO TUTELAR DE GUABIRUBA
- CONSELHO TUTELAR DE BENEDITO NOVO
- CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOÃO BATISTA
- CONSELHO TUTELAR DE VITOR MEIRELES
- CONSELHO TUTELAR DE TURVO
- CONSELHO TUTELAR DE MODELO
- CONSELHO TUTELAR DE RIO DO SUL
- CONSELHO TUTELAR DE ASCURRA
- CONSELHO TUTELAR DE NOVA ERECHIM
- CONSELHO TUTELAR DE SIDERÓPOLIS
- CONSELHO TUTELAR DE CORDILHEIRA ALTA
- CONSELHO TUTELAR DE URUBICI
- CONSELHO TUTELAR DE JACINTO MACHADO
- CONSELHO TUTELAR DE RIO FORTUNA
- CONSELHO TUTELAR DE MONDAÍ
- CONSELHO TUTELAR DE PORTO UNIÃO
- CONSELHO TUTELAR DE SÃO MIGUEL DO OESTE
- CONSELHO TUTELAR DE SÃO MARTINHO
- CONSELHO TUTELAR DE LAGUNA