Branding Imagem

Família Pierini

GERAL

Recordações escolares do ano 1953

Este período escolar sucedeu-se na escola da casa da dona Benta Justi. Era nas proximidades onde hoje está localizado o campo de futebol do Catarinense, no bairro Wosocris. Era uma casa de madeira, na qual dona Benta residia com sua família e havia uma sala onde funcionava como sala de aula. Nossa professora foi dona Maria Derli Amboni, que vinha de Criciúma lecionar aulas para a turma do terceiro ano primário. As aulas eram ministradas no período da manhã.

Guardo recordações de que no inverno de geadas muito fortes e além de alguns dias nublados, o frio era terrível; a maioria dos alunos não possuía roupas adequadas para o frio e nem possuíamos calçados para proteger nossos pés.

Nós na sala de aula encarangávamos de frio. A professora interrompia a aula e nos fazia correr envolta de um pequeno campo de futebol para nos aquecermos.

Na época, próximo a escola havia um pequeno rio com uma ponte e de vez em quando um dos alunos era metido a valente; parava sobre a ponte e deixava passar somente as meninas, os meninos tinham que pular o riozinho e sempre alguém caia dentro do famoso riozinho. Era motivo de risada.

Nesta foto esta a turma de rapazes que fez parte da nossa turma em 1953. O menino caçula é filho de dona Benta e os demais não vou citar nomes, pois não me recordo o nome de todos. Não possuo fotos das meninas.

Provérbio Italiano: Chi ha un vero amico puó dire di avere due anime. (Quem tem um verdadeiro amigo pode dizer que tem duas almas).

Nota do @portalriomaina.com: Zio Toni Pierini, referência na preservação da cultura dos nonnos, falecido no dia 03.09.2019, não nos disse qual dos "moleque" ali na foto era ele. Fica para os leitores a busca por esta resposta e por nominar também os demais meninos.

rio maina

Zio Toni Pierini