Branding Imagem
Branding Imagem

GERAL

POLÍTICA

Resumo da 39ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura da Câmara de Criciúma

A 39ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Criciúma foi realizada nesta segunda-feira (23). Durante a reunião, os parlamentares apresentaram requerimentos e indicações relacionados à mobilidade urbana, segurança viária e infraestrutura, além de aprovarem três projetos de lei.

O vereador Juarez de Jesus (PL) protocolou três requerimentos. No Requerimento Nº 402/2025, solicitou ao Executivo informações e documentos sobre os agentes e autoridades de trânsito responsáveis pela fiscalização no município, bem como sobre convênios firmados na área. Já no Requerimento Nº 403/2025, pediu dados detalhados sobre as autuações de trânsito e seus responsáveis, incluindo as aplicadas por meio de videomonitoramento. No Requerimento Nº 404/2025, questionou se há previsão, ainda que estimada, para a recuperação da pavimentação com lajotas da Rua Antônio F. de Souza, no Bairro Vila Manaus.

O vereador Obadias Benones (PL) apresentou o Requerimento Nº 405/2025, indagando se há estudo para implantação de capa asfáltica na Rua Sandro Augusto Colombo, no bairro Rio Maina.

Já o vereador Nícola Martins (PL), por meio do Requerimento Nº 406/2025, questionou se há planejamento para a manutenção da camada asfáltica da Rua Gonçalves Ledo, no Centro, nas proximidades do número 260. Caso não exista previsão, o parlamentar também solicitou justificativas.

Indicações

O vereador Neri Xavier (União) protocolou a Indicação Nº 304/2025, solicitando o recapeamento asfáltico da Rua Francisco Alves, no Bairro Cruzeiro do Sul.

O vereador Ademir Honorato (PL) fez duas indicações. A Indicação Nº 305/2025 propõe a construção de lombada na Rua Antônio Bongiolo, próximo ao Residencial Bosque do Repouso. Já a Indicação Nº 306/2025 pede a implantação de lombada na Rua Miguel Patrício de Souza, nas proximidades do Núcleo de Bem-Estar Animal.

O vereador Dr. Luiz Carlos Fontana (PL) apresentou a Indicação Nº 307/2025, solicitando reparos na pavimentação da Rua Desembargador Pedro Silva, defronte à Choppana Happy Hour, no Bairro Comerciário. Também indicou, por meio da Indicação Nº 308/2025, a repintura da faixa de pedestres na Rua Agrícola Índio Guimarães, em frente ao número 43, também no Comerciário.

O vereador Valdeci Bittencourt (PSD), o Amaral, protocolou duas indicações. A Indicação Nº 309/2025 solicita a construção de lombada na Rua Sempre Verde, em frente ao C.E.I.M Natureza, no Bairro Cristo Redentor. Já a Indicação Nº 310/2025 pede a pintura de faixa de pedestres na Avenida Álvaro Catão, próximo à lombada eletrônica e à parada de ônibus.

O vereador Nícola Martins também apresentou a Indicação Nº 311/2025, requerendo a manutenção da pavimentação em lajotas da Rua Maestro Jacó, no Bairro Michel.

Ordem do Dia

Durante a Ordem do Dia, dois projetos de lei de autoria da vereadora Gorete Corrêa Boaroli (PSDB) foram aprovados por unanimidade em única discussão e votação: Projeto de Lei Nº 46/2025: Denomina Rua Octavio Tibinkoski; e Projeto de Lei Nº 47/2025: Denomina Rua Nair Casagrande Tibinkoski.

Já o Projeto de Lei (PL) 41/2025, de autoria da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), também foi aprovado por unanimidade. O PL institui, no âmbito do município, uma campanha permanente de conscientização sobre os riscos de vícios associados a jogos de azar e apostas online.

criciúma

sessão 39

vereadores

Branding Imagem