A 42ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Criciúma foi realizada nesta terça-feira (1º). Os parlamentares protocolaram requerimentos e indicações que tratam de temas como mobilidade urbana, infraestrutura, segurança e eventos relacionados ao centenário da cidade. Durante a Ordem do Dia, dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade.
O vereador Daniel Formentin Bonifácio (PSD) protocolou o Requerimento Nº 419/2025 em que solicita ao Executivo uma planilha detalhada com os repasses feitos a associações (OSCIPs e demais entidades) com recursos do Fundo do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente entre 2017 e 2024, além das cópias dos projetos aprovados e financiados nesse período.
O vereador Dr. Luiz Carlos Custódio Fontana (PL) apresentou o Requerimento Nº 417/2025, onde questiona o Executivo sobre diversos pontos envolvendo a atuação da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), como número de agentes, atribuições, gratificações, EPIs, segurança na base do bairro Pinheirinho, integração com a empresa Gerestar, relatórios de multas e valores de VRVs recebidos pelos profissionais. Já no Requerimento Nº 418/2025, solicita informações ao Poder Executivo sobre coletes balísticos vencidos da DTT, quantidade de equipamentos em dia e previsão de reposição dos que foram recolhidos.
O vereador Obadias Benones (PL) protocolou o Requerimento Nº 423/2025, questionando a possibilidade de inclusão de um show gospel na programação oficial das comemorações do centenário de Criciúma. No Requerimento Nº 424/2025, o parlamentar solicita a revitalização da Rua Marechal Castelo Branco, no Centro da cidade.
O vereador Aldinei Potelecki (Republicanos) é autor do Requerimento Nº 425/2025, no qual questiona o Executivo sobre a abertura e manutenção das ruas Monte das Oliveiras e Alcides Gerônimo, localizadas no Loteamento Bolan, no bairro Verdinho.
Indicações
O vereador Dr. Luiz Carlos Custódio Fontana apresentou a Indicação Nº 320/2025, solicitando a implantação do sistema de iluminação pública na Rua Ludovico Mário Mangili, nº 50, no bairro Fábio Silva, com extensão a outros pontos da via.
Ordem do Dia
Dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade durante a Ordem do Dia. O Projeto de Lei Nº 44/2025, de autoria do vereador Daniel Cipriano (PSDB), dispõe sobre a prioridade no atendimento, em serviços públicos municipais de saúde e educação, a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Já o Projeto de Lei Nº 54/2025, do vereador Ademir Honorato, denomina como Rua Terezinha Santos Schardosim uma via da cidade.