Farmacêuticos que atuam no setor público de Criciúma e da Região Carbonífera se reuniram na noite dessa última terça-feira (27) para uma cerimônia em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, que é celebrado no dia 25 de setembro. O evento que ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, teve como alvo o reconhecimento aos profissionais com a realização de duas palestras, mimos e lembranças distribuídas, e também um café com momento de interação.
Para o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira, o farmacêutico tem um papel importante para a saúde da comunidade, e uma de suas responsabilidades é evitar o mau uso e desperdício de medicamentos, o que gera economia para o setor público de saúde. “Uma categoria profissional que está lado a lado da população, garantindo, em diferentes áreas de atuação, prevenção, cuidado, suprimento de produtos para a saúde, diagnóstico e apoio ao tratamento, além de contribuir nas pesquisas de desenvolvimento e produção de vacinas e da cura'', destaca.
Conforme Larissa de Oliveira Batista, que atua junto a Gerência de Assistência Farmacêutica de Criciúma, a ideia do evento é dar visibilidade para a profissão. “Considerando o Dia Mundial do Farmacêutico, o ato de hoje também é de comemoração e chamar a atenção para a profissão farmacêutica no âmbito da saúde pública. Tivemos
Compromisso e humanização
Referências na área farmacêutica, o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, Marco Aurélio Thiesen Koerich e a secretária de Saúde de Pomerode e também coordenadora do CIR-Médio Vale e secretária-adjunta da Diretoria Executiva do Cosems de Santa Catarina, Lígia Hoepfner, realizaram palestras enaltecendo a importância do trabalho dos farmacêuticos.
“O conselho por princípio defende a sociedade, e o que ele faz no dia a dia é buscar uma assistência adequada para que a população além de ter longevidade, tenha qualidade de vida. Então, o profissional farmacêutico está diretamente envolvido nessa assistência, e não existe essa assistência sem a autoridade técnica do farmacêutico, e a valorização de sua autonomia faz com que a sociedade seja protegida”, afirma Marco.
“Esse momento de valorização para os profissionais farmacêuticos que a Saúde de Criciúma está fazendo é de extrema importância, pois muitas vezes acham que o seu trabalho não aparece, e com atos como o de hoje, mostrando o quanto já evoluiu a assistência farmacêutica, faz esse profissional aparecer e ser o ator, mostrando sua importância com a sociedade”, relata Lígia.
Dia Internacional do Farmacêutico
No dia 25 de setembro é o Dia Internacional do Farmacêutico, profissional está, principalme