Branding Imagem

CIDADANIA

Se patinetes e bicicletas saem de uso, como ficam os créditos nos aplicativos?

Os usuários de bicicletas e patinetes compartilhados agora têm duas opções a menos para transitar pela cidade. A Lime, marca de patinetes, anunciou o fim das atividades no Brasil, e a Yellow recolheu temporariamente as bicicletas na cidade de São Paulo. Com esses equipamentos indisponíveis, muitos usuários têm usado o Reclame AQUI para reclamar e tirar dúvidas em relação aos créditos que ficaram nos aplicativos.

Como não ficam em estações, as bicicletas e os patinetes compartilhados dessas marcas são liberados por aplicativos. Os créditos para uso dos consumidores eram postos em carteiras virtuais. E a cada aluguel, o valor era descontado do saldo.

O diretor de operações do Reclame AQUI, Felipe Paniago, orienta os consumidores que ainda têm créditos retidos nas suas carteiras virtuais vinculadas às empresas de mobilidade, que as acionem. “Se o consumidor tem dinheiro, saldo, e as empresas encerraram as atividades ou tiraram algum equipamento de circulaçãol, esse crédito precisa ser reembolsado. O ideal é que entre em contato com as marcas através dos próprios aplicativos, para que seja alinhada a devolução e solucione esse problema”, explica Paniago.

Yellow afirma que faz reestruturação das operações e Lime encerra atividades no Brasil

Ao site Infomoney, a Grow, startup proprietária da Yellow, explicou que está fazendo uma reestruturação nas operações no Brasil e por isso recolheu, temporariamente, as bicicletas na cidade de São Paulo para checagem e condições de operação e verificação de segurança. Já os patinetes, esses continuam nas ruas. 

As operações da Yellow em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Guarapari (ES), Porto Alegre (RS), Santos (SP), São Vicente (SP), São José dos Campos (SP), São José (SC), Torres (RS), Vitória (ES) e Vila Velha (ES) serão encerradas. E patinetes que estavam em uso nessas cidades serão levadas aos mercados onde a Grow vai manter o serviço, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).Lime anunciou o fim das atividades 

Já no início de janeiro, a Lime anunciou o fim das atividades no Brasil. Ao site Auto Esporte, afirmou que “a decisão é parte de estratégia global da empresa para alcançar sustentabilidade financeira”. No Brasil, a empresa tinha atividades no Rio de janeiro e em São Paulo. 

No Reclame AQUI, a Lime tem reputação Ótimo, com índice de solução de reclamações dos consumidores de 82,4%. Quanto a Yellow, a reputação é Bom, com índice de solução de reclamações dos consumidores  de 81,3%. (fonte: reclameaqui.com.br)