A Secretaria de Saúde de Criciúma recebeu mil testes rápidos, para pessoas com suspeitas de Covid-19. O Governo do Município realizou a compra no mês de março de dez mil unidades e a primeira etapa abrangerá profissionais da saúde sintomáticos há pelo menos sete dias.
O teste rápido, segundo o Ministério da Saúde, é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Os resultados dos testes duram entre 15 a 30 minutos. “Desta forma teremos maior celeridade para confirmação ou descarte de casos em nosso município. Assim poderemos ter um controle ainda maior de nossos pacientes”, destaca a o Secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
As demais unidades deverão chegar nos próximos dias, segundo o responsável pela pasta. As coletas serão feitas no Laboratório Municipal, mediante agendamento. “Quanto maior o número de testes tivermos neste momento, melhor será para nós. Seguimos firmes no combate ao novo coronavírus, sempre seguindo as recomendações dos principais órgãos de saúde do mundo”, frisa o secretário.
Até o início desta quarta-feira (8), o município de Criciúma tem 29 casos confirmados de Covid-19, com três óbitos registrados e dez pacientes recuperados.