O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, via Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), promoveu nesta semana a primeira mostra do projeto de prevenção e combate ao bullying na escola: “Pensando bem, tem graça pra quem?”. Os trabalhos, realizados por integrantes dos grêmios estudantis das escolas da rede municipal de ensino de Criciúma, foram expostos no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris.
A palavra bullying designa um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima. “É muito importante dar voz a projetos que tenham o objetivo de promover o bem-estar de todos dentro da comunidade escolar”, afirma o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
O projeto “Pensando bem, tem graça pra quem?” foi desenvolvido pelo Serviço de Psicologia Educacional, pertencente ao NAP, da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com os grêmios estudantis, com o objetivo de promover ações como teatros, produção textual, palestras, criação de um canal de denúncia, entre outras iniciativas que têm o combate ao bullying no ambiente escolar como tema principal.
O desenvolvimento da iniciativa se deu em três etapas, sendo que a inicialização ocorreu por meio de uma capacitação ofertada aos grêmios estudantis, sobre como o bullying se apresenta e quais são as estratégias de enfrentamento à prática. “É necessário ensinarmos à comunidade escolar como perceber uma situação de bullying e, consequentemente, a maneira correta de prevenir e enfrentar esse tipo de agressão”, conta a coordenadora do NAP, Silvana Bento.
A segunda etapa foi composta pela prática do conhecimento adquirido após a formação, juntamente à comunidade escolar, a partir do desenvolvimento de ações de enfrentamento e combate ao bullying. A terceira e última fase consistiu na apresentação dos trabalhos feitos ao longo do ano letivo por meio da primeira mostra do projeto de prevenção e combate ao bullying nas escolas: “Pensando bem, tem graça pra quem?”.