Quem deseja ser o protagonista de pequenas e grandes transformações na vida da sua comunidade? A Sicredi Sul SC apresentou essa pergunta para a comunidade cooperada no último dia 30 de março, quando abriu as inscrições para o Fundo Social 2021. E as respostas vieram. Ao todo, foram 106 projetos inscritos e 80 selecionados para contemplação com recursos da cooperativa.
Mais de R$ 371 mil provenientes do resultado da Sicredi Sul SC do ano de 2020, e aprovados pelos associados em assembleia, beneficiarão essas iniciativas sociais de mais de dez cidades do sul catarinense durante o segundo semestre deste ano. O evento que formalizou a entrega dos valores ocorreu nesta terça-feira, 13 de julho, dia do aniversário de 22 anos de fundação da cooperativa na região.
“Estamos radiantes com a possibilidade de provocar mudanças sociais e transformar vidas. Sem esse apoio a gente não consegue realizar todos os projetos previstos e oferecer uma qualidade maior para os nossos educandos”, disse Silvana Zardo Francisco, coordenadora geral da Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente, a Combemtu, de Tubarão. Por meio do projeto “Encantando”, a entidade oferecerá oficinas de música para 60 crianças e adolescentes durante quatro meses.
Para Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC, o Fundo Social veio ao encontro da necessidade das entidades. “É um verdadeiro presente poder devolver pra comunidade associada uma parte dos resultados que ela gera ao operar com as soluções da sua cooperativa”, explica Westrup. Já para Rafaela Trombim Maciel Albônico, que atua na área de programas sociais da Instituição, o número de inscrições em 2021 mostrou que a iniciativa está consolidada. “Passamos de 42 contemplados em 2020 para 80 neste ano. É uma prova do quanto as entidades confiam e apostam no Fundo como um caminho pra melhorar a vida das pessoas atendidas por elas”, finaliza a profissional.
O que é o Fundo Social
O Fundo Social da Sicredi Sul SC destina parte dos resultados da Instituição, gerados anualmente e aprovados pelos associados, para projetos que apoiem o desenvolvimento das comunidades. Os valores são autorizados em assembleia. As inscrições são divulgadas e há um regulamento que precisa ser atendido pela entidade autora dos projetos.
Ao cumprir o regulamento, o projeto inscrito passa ainda por duas instâncias de aprovação: na agência onde possui a sua conta e pelo conselho de administração.
No site da Sicredi Sul SC https://www.sicredi.com.br/
Legendas:
- Construção de um espaço de espera na Casa Guido, de Criciúma, foi possível com o Fundo Social 2020;
- Oficinas de dança na Combemtu, de Tubarão, serão realizadas com recursos do Fundo Social 2021.