Branding Imagem

GERAL

SIECESC é marca de responsabilidade social

O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC) foi criado em 18 de outubro de 1989, na cidade de Criciúma (SC). Sua origem foi a partir da ACIEC - Associação Catarinense da Indústria de Extração do Carvão, instituída em 14 de outubro de 1987. Antes desta data, o setor carbonífero catarinense era uma Divisão do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Carvão, com sede no Rio de Janeiro (RJ).

A entidade, além da defesa dos interesses econômicos da região, tem porte presença junto à comunidade do grande sul catarinense.

COMUNIDADE

O envolvimento com a comunidade próxima aos empreendimentos mineiros é uma tradição na indústria carbonífera sul-catarinense, seja através do apoio a entidades, a eventos sociais e religiosos ou de ações promovidas pelas próprias empresas.

Esta participação comunitária das empresas trouxe como resultado a consciência dos próprios colaboradores em participar de ações sociais e beneficiar ao próximo.

Nas Empresas Rio Deserto, os funcionários compartilham o leite que recebem todos os meses e, através do projeto Leite Solidário, cerca de 200 litros de leite são arrecadados por mês e distribuídos para entidades e famílias escolhidas pelos próprios funcionários.

Na Carbonífera Catarinense, as esposas dos mineiros se unem através da Associação Beneficente Anjos Mineiros, onde são confeccionados enxovais de bebê para serem distribuídos às famílias carentes do município. Desde o início das atividades, em 2003, mais de 250 enxovais foram entregues.

Outra ação das Empresas Rio Deserto vem beneficiando desde 2005 produtores de mel e agricultores de Içara.

Através do projeto Içara Mais Doce, mudas de eucalipto são distribuídas gratuitamente aos agricultores para que sejam criadas áreas para a instalação de caixas de abelha e produção de mel. Além de beneficiar a apicultura, o projeto provoca o reflorestamento de áreas e ainda dá a possibilidade de incremento na renda dos agricultores. Em 2005, foram 150 mil mudas doadas. São parceiros no projeto a Secretaria de Agricultura de Içara, Associação dos Apicultores, Epagri, Unisul, Rádio Difusora e Unesc. O projeto proporcionou às Empresas Rio Deserto em 2006 o Prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB.

EDUCAÇÃO E CULTURA

Além do investimento que vem sendo realizado há 57 anos por todas as empresas associadas ao SIECESC na SATC, as carboníferas dão apoio à educação e à cultura, com incentivos a música, ao teatro, a história e diversas outras formas de manifestações culturais.

A Carbonífera Metropolitana é a principal mantenedora do grupo I Trevisani, coral de músicas italianas. Ainda em Treviso, município onde a empresa tem mina instalada, é desenvolvido o Projeto Treviso Digital com o objetivo de resgatar e documentar a história daquela localidade. Um banco de dados já foi montado e está disponível para toda a comunidade no endereço eletrônico www.trevisodigital.com.br.

Em Siderópolis, as Empresas Rio Deserto apoiam integralmente o projeto Florindo Siderópolis, desenvolvido pela Associação Feminina de Assistência e Bem-Estar de Siderópolis (Afabes). Com repasse mensal de recursos, a empresa garante a participação de 60 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos em atividades ambientais, culturais e esportivas.

Em Lauro Muller o apoio à cultura acontece através do Coral Infanto-juvenil Anjos Mineiros e do Grupo de Teatro Raízes do Carvão, ambos realizados pela Carbonífera Catarinense. O coral envolve os filhos de funcionários em atividades de cultura e lazer desde 2003. Já o grupo de teatro foi formado por iniciativa dos próprios colaboradores em 2005.

 ESPORTE

 Liga Atlética da Região Mineira (LARM)

A história dos regionais da LARM, campeonato de futebol amador da região carbonífera, teve início em 1948, ano de fundação da própria LARM, a Liga Atlética da Região Mineira. Os donos das carboníferas da região queriam uma diversão para os trabalhadores e assim surgiu a ideia. Em 2016 o SIECESC voltou a fazer parte dessa história, patrocinando o campeonato e elaborando a “Taça Carvão Mineral”.

O incentivo à prática desportiva se realiza de várias formas, a começar por times formados pelas próprias empresas, como é o caso das Empresas Rio Deserto, bicampeã do campeonato regional da Liga Atlética da Região Mineira (LARM). Em 2006, a Rio Deserto passou a patrocinar toda a competição da LARM.

Criciúma Esporte Clube

Um dos ícones da região Sul de Santa Catarina, o Criciúma Esporte Clube, contou com o apoio do Carvão Mineral. O patrocínio que contribuiu para a participação do Tigre nos campeonatos estadual e nacional aconteceu de 2004 a 2015.

A valorização do esporte local faz parte da história da indústria carbonífera da região Sul de Santa Catarina.

Crianças

Outra tradição nas carboníferas sul-catarinenses é a realização de atividades esportivas com as crianças. A Carbonífera Catarinense, associada ao SIECESC, mantem uma escolinha de futebol para os filhos dos funcionários. A Carbonífera Catarinense criou em 2005 a Escolinha de Futebol Mineirinho Bom de Bola com crianças de 08 a 14 anos.