Caso encerrado! Quem bateu o martelo e encerrou mais um ciclo em suas vidas foram os bacharéis e bacharelandas do Curso de Direito da Unesc. Em uma solenidade híbrida, na noite desta sexta-feira (29/7), no auditório Ruy Hulse, 51 novos profissionais de advocacia receberam seus certificados e a outorga individual de grau, conferida pela professora e pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, e presidente da Cerimônia de Colação de Grau.
Em tempo de pandemia, os eventos precisam ser mais restritos, sem abraços e aglomerações, como em tempos atrás, mas com um auditório preparado com todas as medidas de segurança conforme orientação da Sala de Situação da Universidade. Mesmo assim, a emoção e a alegria continuam imensas. O sentimento é visível nos olhos dos graduandos, dos convidados e dos mestres.
Em seu discurso como orador da turma, o concluinte Cláudio Luis Ronssani da Silva, chegou a citar o cantor Raul Seixas, com a frase de uma de suas músicas. “Sonho que sonha só, é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, disse. E foi assim que em sua fala ratificou que a vitória foi coletiva. O orador relembrou todos os momentos vivenciados ao longo dos últimos cinco anos. “A busca por um sonho, o desejo e a curiosidade em obter conhecimento, despertaram em nós a capacidade de entender e compreender tudo. Chegar até aqui, com o objetivo alcançado é fruto de um esforço e dedicação individual, mas que não seria possível sem termos as bases firmes”, declarou o orador.
Os graduandos e graduandas escolheram como paraninfa a professora Débora Ferrazzo. No seu pronunciamento manso e carinhoso, a madrinha falou sobre os elos de amizades que foram construídos durante a trajetória do curso. “Hoje mais que meus alunos, todos se tornaram meus amigos e agora colegas de profissão. Como última lição, quero que vocês mantenham em suas vidas esse amor e solidariedade com que regaram nossa relação. Que esses sentimentos estejam presentes também nas suas profissões e que, como consequência disso, na defesa da constituição, que nós e nossos conhecimentos sejamos sempre instrumentos de conquista e nunca de renúncia de direitos. Contem sempre comigo”, finalizou a professora.
A presidente da solenidade e pró-reitora Gisele Coelho Lopes, ao fazer uso da palavra, lembrou com muito carinho do colega João Carlos Medeiros Rodrigues Junior. Em poucas palavras falou da sua amizade, admiração e do caráter do mestre, professor, coordenador do curso de direito e procurador jurídico da Unesc. Emocionada, a docente e esposa do professor, Adriane Bandeira Rodrigues, agradeceu virtualmente as homenagens realizadas pela pró-reitora e pela bacharelanda Morgana Cordeiro Fernandes.
Em seu discurso aos formandos, a pró-reitora parabenizou todos os formandos pela brilhante conquista. “Estimados agora formados, foram cinco anos ou mais de caminhada para vocês chegarem até aqui. Todos os conhecimentos adquiridos nesta jornada foram necessários para que, hoje, fizesse algum sentido na vida de vocês. A partir deste momento, é necessário transformar tudo o que aprenderam em soluções para melhorar a condição de vida de todos que serão impactados pelo talento e pelo trabalho que será a sua digital no dia a dia de cada um”, frisou a pró-reitora.
O patrono escolhido pelos graduandos da noite foi o professor Leandro Alfredo da Rosa.